21 de setembro de 2018

Encontro em São Paulo discute saúde pública no atual contexto político brasileiro

Encontro em São Paulo discute saúde pública no atual contexto político brasileiro

Na próxima sexta-feira, dia 21 de setembro, representantes de organizações, entidades, redes, movimentos e mídias participam de uma reunião com o objetivo de discutir a saúde pública na atual conjuntura brasileira. O encontro acontecerá às 15h, na sede do Centro dos Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), situada à rua Alfredo Ellis, 68B, Bela Vista, em São Paulo.

A discussão será motivada também com vistas à realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde, anunciada para o próximo ano de 2019, em Brasília. Uma das preocupações da organização do encontro, o Programa Justiça Econômica, é como a saúde está sendo tratada dentro das propostas dos candidatos à presidência como demarcação de um campo político, se distanciando de sua instância de direito do povo brasileiro.

“Precisamos nos unir enquanto movimento para fortalecer a saúde pública e a seguridade social neste contexto de desgaste e desmonte que estamos vivendo. Acho que o assunto pede atenção e que a população deve ser participada do que está acontecendo. Por isso, estamos nos reunindo, para refletirmos e definirmos ações”, afirmou Luciane Udovic, da secretaria executivo do Grito dos/as Excluídos/as Continental.

A reunião contará com representantes do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), rede de Médicos e Médicas Populares, Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), Movimento de Atingidos por Barragens, Conselho Nacional da Saúde, Unidade dos Movimentos Populares de Saúde, Central de Movimentos Populares, Instituto Polis, Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB-Regional Sul 1), além de mídias que vêm se dedicando ao tema como Outra Saúde, Saúde Popular, Rede TVT, Rádio Cidadã FM.

Também será apresentado o vídeo da Campanha “Sus é Vida”, resultado do último ano de execução do projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política, que ocorreu durante três anos no Grajaú, São Bernardo do Campo (SP) e em Natal (RN). O vídeo pode ser acessado aqui e foi realizado no marco dos 30 anos do Sistema Único de Saúde.

Contatos Imprensa:
Rogéria Araújo – (85) 99619.2566
Email: coord.direitoesaude@gmail.com | comunica.direitosesaude@gmail.com