Encontro Nacional Sobre Deficiência: “Há cidadania em acessibilidade?” na Fiocruz-DF

A Fiocruz Brasília promoverá, nos dias 3 e 4 de dezembro, o Encontro Nacional Sobre Deficiência: Há cidadania sem acessibilidade?, que encerra o ano letivo da Escola Fiocruz de Governo (EFG). Entre os temas a serem discutidos, estão “Pessoas com Deficiência no Ensino Superior” e “O Modelo Biopsicossocial da Deficiência nas políticas públicas de saúde, assistência e educação na avaliação da deficiência”. O evento é realizado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).

A abertura está marcada para às 9h da terça-feira (3/12). A programação é composta por talk shows, divulgação de pesquisa, debates e exibição do documentário “Longe da Árvore: pais, filhos e a busca da identidade”, dirigido por Rachel Dretzin e inspirado no livro de Andrew Salomon, que aborda as relações de família, o acolhimento e afeto das relações humanas.

O evento, gratuito e aberto ao público, contará com a presença de representantes da Fiocruz (RJ), Fiocruz Brasília, Universidade de Brasília (UnB), da Associação Brasileira de Surdos Oralizados, além de jornalistas, psicanalistas e ativistas. A atividade é voltada para estudantes e professores de qualquer área do conhecimento, gestores de políticas públicas, ativistas, organizações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, pesquisadores e população em geral. Os participantes receberão certificado.

Haverá transporte preferencial para pessoas com deficiência e seus acompanhantes no trajeto Rodoviária do Plano Piloto – Fiocruz, a partir das 7h30. Interessados devem enviar e-mail para reservar a vaga : eventosbrasilia@fiocruz.br .

Convite em áudio:

Programação

3 de dezembro de 2019

8h às 9h Credenciamento
9h às 10h Mesa de Abertura
10h às 10h30 Atividade Cultural do CEAL-DF.
10h30 às 11h Lançamentos
11h Talk Show 1: Pessoa com deficiência no Ensino Superior.
Convidadas: Thaís Imperatore, Amanda Paschoal, Jéssica Mendes.
Mediadora: Marineia Resende.
12h30 às 14h Almoço a ser servido na Fiocruz.
14h às 15h30 Exibição do Filme “Longe da Árvore: pais, filhos e a busca da identidade” baseado no livro de Andrew Salomon.
15h30 às 16h20 Intervalo
16h20 às 17h30 Debate
Mediadora:
Patrícia Almeida, jornalista e criadora da Inclusive, Inclusão e cidadania;
Debatedores: Rita Louzeiro, pedagoga e ativista pela neurodiversidade;
Joaquim Emanuel Leitão Barbosa, Cofundador da Associação Brasileira de Surdos Oralizados.
Maria Nilza Mendes Campos, psicanalista.
17h30 Encerramento do 1o dia

04 de dezembro de 2019

9h às 11h Talk Show: O Modelo Biopsicossocial da Deficiência nas políticas públicas de saúde, assistência e educação na avaliação da Deficiência.
Convidadas: Ana Rita de Paula e Izabel Maior.
Mediadora: Sônia Gertner.

11h às 12h Brunch
13h às 18h Evento de Divulgação de resultado da Pesquisa do IFBr na Câmara dos Deputados.

Serviço:

Inscrição: link
Programação em PDF
Programação em áudio: