16/09/2021 e 30/09/2021

UFG promove estudos sobre ‘Determinação social x Determinantes em saúde: Conceitos em disputa’

UFG promove estudos sobre 'Determinação social x Determinantes em saúde: Conceitos em disputa'

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Saúde (GEPETS), com parceria do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), considera fundamental o debate sobre a formação em saúde coletiva. Neste sentido, o grupo está aprofundando nos estudos sobre determinação social em saúde. E o tema deste mês é ‘Determinação social x Determinantes em saúde: Conceitos em disputa’.

Muitos pesquisadores desconhecem as diferenças conceituais, epistemológicas e metodológicas entre determinação e determinantes da saúde. No entanto: “o conceito de determinantes sociais (promovido pela OMS), ao ser vulgarizado sob tal chancela oficial, reaparece nitidamente desprovido do peso teórico e político que assumira nos anos 1970 e 1980, quando se pretendia entendê-lo à luz da teoria marxista da sociedade (determinação social em saúde ). Com efeito, o que é apresentado sob esse rótulo consiste, em grande parte, em casos mais ou menos óbvios de causalidade social dos problemas de saúde. (NOGUEIRA, 2011)“.

Convidamos Bruno Ferreira e Roberto Passos Nogueira para debater este tema tão importante no contexto atual. Confira abaixo a data e as leituras indicadas:

Quando?

16 de Setembro de 19h às 22h

Interlocução: Bruno Ferreira – Psicólogo e Mestrando em Saúde Coletiva

Tema: “Refletindo sobre o positivismo e as influências na pesquisa em saúde”

Referência: O desafio do conhecimento – Capítulo 4 – Correntes de pensamento. Minayo (2013)

30 de Setembro de 19h às 22h

Interlocução: Roberto Passos Nogueira – Médico, doutor em saúde coletiva, pesquisador do instituto de pesquisa econômica aplicada – DF

Tema: “Determinantes sociais x determinantes sem saúde: concepções em disputa”.

Referência: Desigualdades na visão sanitária. Roberto Passos Nogueira

Observações:

Os interessados em participar do grupo de estudos devem enviar com até 24h de antecedência do encontro pretendido. E-mail: gepetsufg@gmail.com. A leitura do texto a ser trabalhado é fundamental.


Leitura indicada:

Desigualdades na visão sanitária – texto de Roberto Passos Nogueira