Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil II Edição

Atualização 09/12/2022: Em dezembro de 2022 a Fiocruz liberou o acesso ao livro Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil II Edição na plataforma da SciELO. Anteriormente a publicação da Editora Fiocruz só estava disponível via Acesso Comercial. É uma importante obra para discutir as políticas de saúde e o SUS, na graduação e na pós-graduação, agora disponível de forma livre em formato PDF e ePub.


Passados cinco anos do lançamento da primeira edição do livro Políticas e Sistema de Saúde no Brasil, resultado de uma parceria entre Fiocruz e Cebes, é com satisfação que apresentamos aos leitores uma segunda edição atualizada, revista e ampliada da publicação a partir de processo consultivo a usuários e autores do livro.

Organizado por Lígia Giovanella, Sarah Escorel, Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato, José Carvalho de Noronha e Antonio Ivo de Carvalho, a preparação desta edição resultou de um apurado processo de revisão. Consultamos os autores individualmente e realizamos duas oficinas, uma no Rio de Janeiro e outra em Salvador, com professores que adotaram o livro em suas disciplinas e cursos para alunos de graduação e pós-graduação.

Os convidados às oficinas provinham de doze diferentes instituições renomadas na área da saúde, de diferentes estados. Nas oficinas, reunimos observações e sugestões para cada um dos capítulos, que foram enviadas aos autores junto às recomendações dos organizadores.

A partir dessas observações e sugestões, todos os capítulos foram cuidadosamente revistos e atualizados pelos autores, com inclusão também de novas sugestões de sites de interesse e leituras recomendadas.

Deste processo resultou igualmente a incorporação de novas temáticas consideradas indispensáveis ao ensino de políticas de saúde.

Elaborados por especialistas em cada área, foram incluídos três novos capítulos sobre temas relevantes: políticas de saúde da mulher, saúde e ambiente, violência e saúde.

Os novos capítulos, seguindo o processo da primeira edição, passaram por revisão de leitores alunos, assim como dos organizadores.

Ainda, por recomendação de usuários, o livro conta agora com um índice remissivo que facilitará a consulta de assuntos específicos.

A todos, uma boa leitura e o desejo de que permaneça um diálogo para o aprimoramento contínuo do conteúdo desta obra.

ASSISTA SOBRE O LIVRO NO PROGRAMA CIÊNCIA E LETRAS

Para maiores informações ou aquisição do livro, contactar o Cebes
Avenida Brasil, 4036 – Sala 802 – Manguinhos – 21040-361 – Rio de Janeiro – RJ / Fones: |21| 3882-9140 e |21| 2260-3782 – cebes@cebes.org.br