Dia 29 de Maio de 2021: Dia luta da nossa população!

É inadmissível e inaceitável o Ministro da Saúde responsabilizar o SUS pelas mortes na pandemia. É um ultraje esconder as responsabilidades do governo genocida e responsabilizar quem ainda está salvando vidas no Brasil.

O CEBES reafirma que o SUS tem sido indispensável em salvar vidas e proteger a saúde da população brasileira. Mesmo desfinanciado tem sido responsável por salvar milhares de vida no Brasil. É inaceitável a declaração do ministro Queiroga.” – Lúcia Souto, presidenta do CEBES.

Sou Lúcia Souto, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), e estou aqui para dar um recado e lembrar a todas as cebianas e cebianos que nós, do CEBES, que integramos a Frente pela Vida, que também faz parte da Frente das Frentes – composta pela Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Frente Inter-religiosa e Frente pela Vida -, estamos organizando uma jornada de lutas do povo brasileira frente ao genocídio da nossa população.

Temos hoje mais de 450 mil mortes, a esmagadora maioria teria sido evitada se tivessemos um governo que cuidasse de sua população. Mas é hora de dizer que o povo brasileiro não irá se calar.

Então no dia 29 é um compromisso nosso, dos cebianos e da saúde coletiva brasileira.

Um recado importante: cada um de nós que sabe a importância das medidas de proteção individual e coletiva nesse momento, porque a vacinação ainda está em índices muitos baixos no brasil. Que a gente tome muito cuidado, use máscaras seguras, leve nosso álcool em gel. Que a gente possa estar participando, com distanciamento social, de uma forma segura.

É um momento importante para vida pública brasileira, com segurança, com isolamento social.

Estaremos juntos também fazendo uma manifestação própria do CEBES nesse momento, junto com a Frente pela Vida, distribuindo nas filas de vacinação um panfleto orientador de como as pessoas devem esperar sobre a vacinação, coisa que o ministério da Saúde devia estar fazendo e não fez até o momento. Será algo que oriente e que ajude as pessoas a compreender o que significa cada vacina, as suas orientações básicas.

Também estaremos distribuindo a nossa carta manifesto da Frente pela Vida. Importante dizer o seguinte: A Frente pela Vida, o CEBES e todas as entidades que compõe a Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, a Frente Inter-Religiosa, ou seja, o povo brasileiro vai dizer: “Chega, queremos vacina no braço, comida no prato e fora Bolsonaro”.

Porque o Brasil precisa ter vida, dignidade. Precisamos defender as nossas vidas, a vida das nossas comunidades, a vida de todas as brasileiras e brasileiros, a saúde e a democracia! Viva o CEBES. Viva o povo brasileiro!

Dia 29, dia luta da nossa população.