Nota de pesar pela morte de Antonio Ivo de Carvalho – Universidade Federal do Rio de Janeiro | Centro de Ciências da Saúde – Faculdade de Medicina

A Faculdade de Medicina da UFRJ e todo o seu corpo social vem externar o seu profundo pesar pela morte de seu brilhante ex-aluno Antônio Ivo de Carvalho. Grande sanitarista, ex-Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), durante a sua gestão implantou o Programa de educação a distância e outras práticas inovadoras em diversas áreas. Antônio Ivo teve participação importante nas formulações para criação do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) com destaque na coordenação da 8ª conferência de Saúde.

Ainda recém-formado, em 1974, foi também um dos responsáveis pela organização de importantes movimentos sociais de saúde na Baixada Fluminense, onde junto com colegas médicos da UFRJ e contando com a parceria de Dom Adriano Hipólito, bispo de Nova Iguaçu, construíram um dos mais importantes movimentos populares da época. Ergueu um horizonte amplo na defesa de direitos à habitação, ao transporte, à educação, à cultura, à saúde e ao saneamento básico, para a população pobre da baixada fluminense.

Antônio Ivo foi um lutador e militante incansável pelas causas sociais, nas quais esteve sempre na vanguarda, além de ser pessoa fraterna e cordial. Era um mestre cativante e de muita sabedoria, tinha espírito agradável e um sorriso acolhedor. Vai nos fazer muita falta.

Estendemos as nossas condolências aos seus familiares e amigos pela perda de um expoente tão importante para a saúde pública brasileira e que muito honrou o nome da nossa Faculdade.




Deixe uma resposta


Seu e-mail não será publicado. Seu comentário poderá ser moderado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.