Frente pela Vida defende vinculação de recursos para Saúde, em reunião com Ministério da Fazenda

Ministério afirma que não haverá desvinculação ou redução dos recursos constitucionais para Saúde

O presidente do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), Carlos Fidelis, participou nesta segunda-feira, 10/6, de reunião da Frente pela Vida com Ministério da Fazenda para defender a manutenção dos recursos obrigatórios para a Saúde. A pressão por desvinculação vem sendo intensificada por setores empresariais, inclusive em editorais na imprensa.

Apesar da pressão, o piso constitucional da Saúde será mantido e não há qualquer projeto de desvinculação ou alteração nas regras de cálculo que possam reduzir os valores, afirmaram os gestores que representaram o ministro Fernando Hadad na reunião com a Frente pela Vida e o Conselho Nacional de Saúde, instância máxima de controle social do SUS.

“A saúde e o bem-estar devem estar no centro de projeto político que ajudamos a eleger”, afirmou Fidelis, lembrando o compromisso assumido pelo presidente Lula com a garantia de recursos, na Conferência de Livre de São Paulo.

Frente Pela Vida – Lançada em 29 de maio de 2020, em meio à pandemia de covid-19, a Frente pela Vida reúne diversas entidades da sociedade civil em defesa da democracia, da ciência e do SUS. A frente realizará plenária na quinta, 13/6. Confira a nota na íntegra entregue ao Ministério da Fazenda.

Frente pela Vida no Ministério da Fazenda | Crédito: Arquivo pessoal