ENSP, Cebes e IESC/UFRJ promovem debate sobre autogestões em saúde e ANS
Como as autogestões funcionam e se relacionam com a ANS e o Estado: limites e potencialidades da representação foi o tema do segundo seminário do ciclo de debates realizado no dia 22 de maio, pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes e o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Iesc/UFRJ).
A mesa, coordenada pela diretora Administrativa do Cebes, Ana Tereza Camargo, aconteceu no dia 22 de maio e contou com a presença de Ana Maria Assunção Carneiro da AMS Petrobras; de Luiz Vianna; do diretor da ANS/MS, Leandro Reis Tavares; de José Luiz Toro, da Unidas – Autogestões em Saúde; e do diretor da FioSaúde, José Antônio Diniz.
No encontro os participantes fizeram uma exposição das formas de atuação e o que esperam do órgão regulador do Governo, para a melhoria dos serviços prestados aos usuários. O diretor da ANS apresentou dados sobre planos de saúde e autogestões no Brasil.
No primeiro seminário o tema foi Origens, desenvolvimento e situação atual: como as autogestões funcionam e se relacionam com o SUS, que aconteceu no dia 10 de abril. O próximo encontro será sobre Como as Autogestões funcionam e se relacionam com o SUS: pontos convergentes e divergentes, no dia 07 de agosto, às 10h, no Salão Internacional da ENSP/Fiocruz.
Veja os vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=wYuflIS76uQ
https://www.youtube.com/watch?v=mB8uG3PRAM8
https://www.youtube.com/watch?v=rZObdTUZ74c