Moção do World Nutrition Rio 2012 repudia a exposição `Emagrece Brasil!´ na sede da Anvisa

Participantes do Congresso World Nutrition Rio 2012,  apoiados pelo GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da ABRASCO, manifestaram publicamente através de uma moção seu repúdio à exposição sobre a campanha “Emagrece, Brasil!” na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No documento, elaborado pelos participantes do Grupo de Trabalho sobre Conflito de Interesses que participaram do World Nutrition, os signatários afirmam que ao abrir suas portas para esta exposição e incluir na programação da I Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional, campanha cujo patrocínio exclusivo é de uma das maiores empresas de refrigerantes do mundo, a Anvisa adota práticas há muito tempo condenadas na área da saúde evidenciando um flagrante conflito de interesses e descaso com os movimentos da sociedade civil alinhados à ética e à equidade da ação regulatória estatal no campo da alimentação e nutrição.

“A moção  tenta evidenciar dois aspectos. O primeiro, do ponto de vista da alimentação e nutrição em si, é o tipo de dieta que a campanha promove. A denominada dieta dos pontos, que promete cardápio livre desde que respeitado o limite de consumo de calorias diário, não obedece a nenhum parâmetro técnico ou referencial teórico da alimentação e nutrição para promover o emagrecimento saudável. A segundo aspecto é que a proposta está contra as diretrizes da alimentação saudável que o próprio Ministério estabeleceu e que foram politicamente pactuadas em vários fóruns”, afirmou Anelise Rizzolo, coordenadora do GT de Alimentação e Nutrição da ABRASCO.

Segundo a pesquisadora, em relação ao refrigerante (original e diet) podemos destacar que os efeitos do consumo desta bebida sobre a saúde humana e, em particular, sobre o risco de obesidade, hipertensão e oesteoporose são preocupantes.  O alerta já foi feito pelo próprio Ministério da Saúde no “Guia Alimentar para a População Brasileira – Promovendo a Alimentação Saudável”, editado pela Coordenação da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS) em 2005. O documento cita, entre outras informações, que as crianças e jovens vêm substituindo o consumo de leite por refrigerantes, tendência que repercute negativamente no desenvolvimento do sistema ósseo. A seriedade da situação é enfatizada ao citar os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003, que mostram um aumento de 400% no consumo de refrigerantes em relação à década de 70. Neste contexto, destacam-se ainda agressivas e abusivas estratégias de marketing utilizadas por empresas produtoras de refrigerantes, incluindo aquela que, ironicamente,  patrocina a campanha `Emagrece, Brasil!´”, adverte Anelise.

“Há um conflito com a agenda do nutricionista, que é formado para trabalhar com parâmetros adequados na orientação das pessoas no caminho da alimentação saudável. Essa agenda é desbancada quando o Ministério da Saúde apoia uma campanha que se baseia em parâmetros não saudáveis, promovendo um `emagreça de qualquer jeito´”, afirma Anelise.”O GT Alimentação e Nutrição da ABRASCO vem sinalizando a questão do conflito de interesses constantemente e o tema é um eixo de discussão permanente no grupo. É importante que as pessoas despertem para esse problema porque é recorrente e continuará sendo cada vez mais. É necessário que a sociedade e o estado pactuem um código de ética”, concluiu.

Confira, em anexo, a monção.

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