Curso Livre: Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulher

O novo curso de extensão da Fundação Demócrito Rocha, Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, traz conteúdos em prol do direito à vida digna plena e da mulher.
Seja um agente de enfrentamento à violência contra mulher. Inscreva-se no curso e ajude a combater os crimes de feminicídio que afetam milhares de mulheres em todo Brasil. Inscreva-se em: cursos.fdr.org.br

O curso é gratuito e com certificado pela Universidade Estadual do Ceará. A realização da Universidade Aberta do Nordeste e da Fundação Demócrito Rocha.

Veja mais no link e inscreva-se nesse link.

Apresentação:

Em agosto deste ano o Brasil lembrou os 14 anos da Lei Maria da Penha. Depois de tanto tempo falando de diversas formações e debates, a pandemia da covid-19, trouxe um tema sensível: as denúncias de violência contra as mulheres – recebidas pelo número 180 – cresceram significativamente desde março, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Os dados apontam um crescimento de 13,35% em fevereiro, 17.89% março, 37,58% em abril, quando comparados ao mesmo período de 2019.

Diante do desafio importo por esses dados, entende-se que o conhecimento é essencial para a ação de agente públicos, iniciativa privada e a sociedade civil se traduza em melhores práticas voltadas a esse público, garantidoras dos direitos humanos.

Nessa perspectiva, a Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza, visando disseminar conteúdos e práticas capazes de chegar amplamente a todos os municípios do Brasil, e no intuito de contribuir para o conhecimento, proverá a formação e a conscientização sobre o tema enfrentamento a violência contra mulher.

O curso de extensão “Enfrentamento à Violência Domestica e Familiar contra Mulher” , em formato de ensino à distância (EAD ) com 140h horas/aula, tem a perspectiva de demostrar a dimensão da VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULER, instruir sobre os direitos, conceitos e legislações e ainda, propor a ampliação do debate sobre os modelos de masculinidades no Brasil e seu impacto nesses índices de violência. Fará isso através de 12 fascículos digitais, 12 videoaulas e 12 radioaulas, todos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Objetivo do Curso:

Contribuir para redução dos índices de violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas na cidade de Fortaleza, no Ceará e no Brasil, atuando não apenas no combate à violência já instalada mas sobretudo na prevenção desses casos. Isso será feito através da capitação de agentes de enfrentamento à violência domestica e familiar contra mulher.