Essa quarta (9) participe da 2a Marcha pela Vida com avatar virtual, tuitaço e ato!
Essa quarta-feira, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) juntamente com outras entidades da Frente Pela Vida convocam a população para a 2a Marcha pela Vida em defesa da vida e do SUS, pela vacina no braço, comida no prato e auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia. Serão pelo menos três ações programadas: manifestação virtual com o app Manif às 9h, tuitaço às 16h e, às 17h, um ato virtual final com lideranças das entidades da Frente, além de lideranças das áreas culturais, científicas e políticas. Acesse o manifesto da 2a Marcha pela Vida.
Veja a seguir as instruções a seguir:
2a Marcha pela Vida
A 1a Marcha Virtual da Frente pela Vida aconteceu no dia 9 de junho de 2020. Na época o Brasil somava 38.497 mortes. Hoje são 474 mil óbitos pela covid-19.
O objetivo da 1a edição da Marcha era “chamar a atenção dos brasileiros para o fortalecimento dos valores fundamentais para que a sociedade brasileira tenha condições de enfrentar a pandemia de coronavírus“: a vida, a saúde e do SUS, a solidariedade, a preservação do meio ambiente, a democracia, a ciência e a educação. A escolha pelo uso do app para a manifestação foi para garantir a segurança dos manifestantes em uma época com menos conhecimento sobre a pandemia e havia menor disponibilidade de máscaras de melhor qualidade para a população em geral. Essa 1a edição contou com apoio de mais de 500 entidades.
Veja a seguir como participar da 2a edição:
VEJA COMO É FÁCIL CRIAR SEU AVATAR!
- Acesse o aplicativo manif.app, neste link;
- Clique no botão “manifestar-se”. Seu avatar, de cor vermelha, aparece no mapa,
- Arraste o seu boneco no mapa e posicione ele no local que você vai se manifestar em Brasília (DF).
DICAS:
- Se desejar segurar um cartaz, escreva seu recado no campo de “slogan” no topo do lado esquerdo da tela.
- A vida do seu avatar é de 24 horas. Se desejar prorrogá-la, mude o seu slogan ou posição antes do final das 24 horas de sua criação.
- Se deseja acompanhar o número de manifestantes, clique regularmente em “atualizar” no topo da tela.
- Utilize as hashtags #UmAnodeLutaeLuto #FrentePelaVida
Tuitaço
Instruções:
- Passo 1 – Acesse a sua conta no Twitter.com (se ainda não possui, crie uma conta, é gratuito);
- Passo 2 – Entre na sua conta das 16h às 17h;
- Passo 3 – No campo “o que está acontecendo” escreva #UmAnodeLutaeLuto e #FrentepelaVida e clique no botão tweetar
- Passo 4 – Repita o passo 3 ou retuíte posts com estas hashtags quantas vezes conseguir entre 16h e 17h.
Importante!
Um tweet com apenas a #hashtag escrita não sobe a hashtag entre os tópicos mais importantes do dia. Logo, é preciso colocar um texto adicional cobrando por uma ampla mobilização pela aceleração da vacinação, retomada do valor do auxílio emergencial de 2020, medidas robustas de proteção social e contra fome, e o reforço das medidas de saúde pública, com fortalecimento do SUS, da educação e ciência e tecnologia públicas.
Ato virtual final
Às 17h o ato político reunirá lideranças políticas, científicas e culturais.
Lançada em maio de 2020 por entidades científicas nacionais da Saúde Coletiva, Bioética, Ciência e Tecnologia e outras, a Frente Pela Vida vem promovendo posicionamentos com embasamento científico e social para auxiliar uma melhor resposta da sociedade brasileira à pandemia do SARS-CoV-2.
Se na sua declaração inicial a Marcha destacou o direito à vida como bem mais relevante e inalienável da pessoa humana; o estabelecimento de medidas de prevenção e controle com base na ciência; a defesa do SUS; e valores como solidariedade, preservação do meio ambiente e da biodiversidade e democracia, passado um ano o quadro da pandemia se agravou, mas a sociedade civil não ficou inerte.
Em julho de 2020, a Frente pela Vida lançou o “Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19”, redigido por cerca de 40 especialistas representantes de 15 associações científicas da saúde e da medicina. Em outubro, elaborou o Manifesto “Ocupar Escolas, Proteger Pessoas e Valorizar a Educação”, numa ação conjunta com entidades da Educação e que resultou mais recentemente no documento “Saúde, Educação e Assistência Social em defesa da democracia e da vida”, com a adesão das entidades da Assistência e militantes do SUAS, lançado em fevereiro deste ano.
Para esta 2a Marcha, a Frente Pela Vida exige vacina no braço, comida no prato e auxílio emergencial de R$ 600, bandeiras que unem brasileiros e brasileiras em todo o país.
Conclama também por uma ampla mobilização nacional para exigir a aceleração da vacinação; a retomada do valor do auxílio emergencial de 2020; medidas robustas de proteção social e contra fome, e o reforço das medidas de saúde pública, com fortalecimento do SUS, da educação e ciência e tecnologia públicas. Para viabilização dessas políticas é indispensável a revogação da EC 95 que asfixiou o Estado brasileiro, congelando investimentos por 20 anos. A Frente reforça também a palavra de ordem do Fora Bolsonaro, por total compreensão de que só poderemos vencer a pandemia com o fim de seu governo genocida.
Veja a transmissão no link ou a seguir: