Revista de Saúde Pública lança edição sobre Saúde Bucal no Brasil

Está disponível para acesso a mais recente edição da Revista de Saúde Pública, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A nova edição traz um debate sobre a epidemiologia da saúde bucal no país, analisando os dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (Projeto SBBrasil) e as experiências da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB).

De acordo com os editores do número atual, José Leopoldo Antunes, Angelo Roncalli e Paulo Narvai, foram contempladas análises aprofundadas sobre os principais agravos pesquisados, verificando efeitos de diferentes contextos e analisando tendências temporais. A cárie dentária, sem dúvida o agravo bucal mais prevalente, está presente em cinco artigos que analisam as tendências em adultos desde 1986, os determinantes individuais e contextuais em diferentes grupos etários, a cárie radicular e as sequelas mutiladoras como as perdas dentárias. A doença periodontal é analisada do ponto de vista das desigualdades sociais em uma abordagem multinível e a fluorose e as oclusopatias são objeto de dois artigos cada.

Estão ainda incluídas análises sobre indicadores de autopercepção de saúde bucal e de acesso a serviços odontológicos. Com relação às características mais gerais dos inquéritos, a política de vigilância em saúde bucal no Brasil é também objeto de análise e o SBBrasil é avaliado com relação à sua contribuição aos modelos de gestão e aos seus aspectos éticos.

Clique aqui para acessar a íntegra da Revista.