Grito dos Excluídos promove curso sobre ‘o Dia Mundial da Saúde e o Controle Social’

Como parte da construção da 17a Conferência Nacional de Saúde, o Grito dos Excluídos está promovendo uma série de oficinas de participação cidadã. O convidado dessa quarta-feira é Ronald Ferreira dos Santos, ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde. Ele é um dos idealizadores da campanha Saúde+10, que busca mobilizar a população para a criação de um projeto de lei de iniciativa popular para obrigar a união a aplicar 10% do orçamento em saúde.

Nosso convidado é Ronald Ferreira dos Santos – Farmacêutico concursado do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina, Mestre em Farmácia, dirigente da Federação Nacional dos Farmacêuticos e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde. É um dos idealizadores da campanha Saúde + 10, que busca mobilizar a população para a criação de um projeto de lei de iniciativa popular para obrigar a união a aplicar 10% do orçamento em saúde.

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 7 de abril pelo fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter sido fundada nesse dia, no ano de 1948. A cada ano um tema é pautado e, em 2023, será SAÚDE PARA TODOS, uma questão que ocupa posição de destaque nas nossas discussões.

SAÚDE PARA TODOS traz à reflexão a saúde como direito humano essencial e reafirma a atenção básica como alicerce de sistemas de saúde universais, sustentáveis e que atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Isso equivale a dizer que os cuidados básicos em saúde estão no centro das iniciativas de transformação dos sistemas de saúde, com participação de todas as instâncias governamentais e da sociedade civil, num movimento de combinação de três componentes: políticas e medidas multissetoriais, capacidade de ação e decisão dos indivíduos e comunidades; e serviços integrados de saúde centrados na atenção básica.

Participe! Divulgue! Vamos construir a Conferência Livre que será realizada em 20/05/23!!

Serviço:

Grito dos Excluídos Continental / Oficina de Participação Cidadã
Rumo à Conferência Livre da Etapa Nacional da 17a. CNS – Convidamos para o tema: Dia Mundial da Saúde e o controle social
Dia 05 de Abril, quarta-feira, das 19 às 22h
Link de acesso: https://meet.google.com/wff-cmvu-eir?authuser=0