Exposição conta a história da saúde no Brasil

Obra de Fábio Magalhães

Quem ainda não visitou tem ainda mais 15 dias para ir até o Museu Nacional da República, na Capital Federal, e ver a exposição “À sua saúde”, que apresenta uma série de obras e provocações artísticas que contam a história da saúde no Brasil.

Dividida em dois núcleos – Histórico e Contemporâneo –, “À sua Saúde” apresenta ao visitante um universo em que os temas saúde e arte estão conectados e que, sobrepostos, espelham a complexa rede na qual se emaranha o mundo atual. Com curadoria de Daiana Castilho Dias e Polyanna Morgana a exposição foi concebida com o objetivo de mostrar ao público brasileiro a importância de um tema que não trata apenas de saúde pública, mas ensina muito sobre o próprio ser humano.

O núcleo histórico foi dividido em três eixos temáticos: Cura Xamânica, Cura Tradicional e a Cura pela Fé. Foram montados vários cenários interativos que levam o visitante a viver de forma lúdica algumas destas experiências.

Além disso, os cenários também resgatam importantes momentos históricos, como a Revolta da Vacina, protagonizada por Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, em 1904. É possível ainda conhecer primeira farmácia do Brasil, réplica desenvolvida a partir de desenho histórico de Debret, bem como anúncios de medicamentos que ficaram conhecidos.

O núcleo contemporâneo é formado por obras de 22 artistas brasileiros, sendo dois deles inéditos. Entre os artistas estão nomes como Adriana Varejão, Arthur Bispo do Rosário, Cao Guimarães, Cildo Meireles, Fábio Magalhães, Gustavo Magalhães, Hugo Fortes e Sissi Fonseca, Jac Leiner, José Eduardo, Louise D.D, Milton Marques, Nazaré Pacheco, Paulo Bruscky, Raquel Nava, Rodrigo Braga e Vicente de Mello.

Nas obras, os artistas buscam representar a complexa relação entre saúde, o controle do corpo e injustiças sociais.

A exposição está em seus últimos dias, com fim marcado para 30 de março.

À Sua Saúde

Visitação: Até 30 de março de 2014

Museu Nacional da República

Complexo Cultural da República Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto

Horário de visitação: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h30

Telefones: (61) 3325-5220 e 3325-6410