Cebes colabora com Fórum de Reitores do Rio de Janeiro

Fundado na segunda, 19/8, fórum quer atuar nas raízes dos problemas do Estado

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) participou do lançamento do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj). A fundação do Friperj, na segunda-feira, 19/8, oficializa uma parceria que existe há dois anos.

“O fórum representa um esforço de reunir as academias públicas do estado com uma orientação de dar publicidade e estimular a produção de estudos voltados para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado”, afirma a cebiana Claudia Travassos, integrante do programa permanente que reúne pesquisadores das instituições ligadas ao Friperj. O grupo está trabalhando na identificação e seleção de resumos estendidos para apresentação no 1º Seminário de Estudos sobre o Estado do Rio de Janeiro (I SEERJ) e do 3º Seminário de Economia Fluminense (III SEF), que vão acontecer de 25 a 27 de novembro.

O objetivo é agregar pesquisadores e atuar nas raízes dos problemas do estado. Os seminários serão divididos em 12 eixos temáticos: Políticas de Saúde; Políticas de Educaçã; Estrutura Produtiva fluminense; Configuração Territorial; Segurança Pública; Ambientes, Mudanças Climáticas e Transição Energética; Cultura e Conhecimento como Práticas da Liberdade; Infraestrutura e Logística; Mobilidade Urbana; Crise Institucional Fluminense; Relações Étnico-Raciais e de Gênero; Memórias e História.

“O Cebes já está contribuindo com o comitê científico e poderá somar nesta produção de estudos e trocas de experiências propostas pelo Friperj. O Cebes Rio pode ser um espaço onde experiências cumuladas e vividas podem ser disseminadas”, avalia Cláudia Travassos.