A experiência de um curso de elaboração de projetos em saúde com enfoque em resultados

por Pedro José Braz1, Eduardo Henrique da Silva Figueiredo Matos2

  1. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  2. Ministério da Saúde (Fiocruz) – Brasília/DF, Brasil.

RESUMO O artigo apresenta o relato de experiência do ‘Curso básico sobre elaboração de projetos – Etapa Iniciação – EGP/SAES’ realizado no formato on-line em 2022 com a participação de colaboradores da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes) do Ministério da Saúde. A iniciativa objetivou sanar as principais lacunas identificadas no contexto das reformulações da atual Coordenação-Geral de Projetos da Atenção Especializada (CGPROJ), vinculada à Saes, destacando-se a baixa maturidade na elaboração e avaliação das propostas de projetos de cooperação técnica. O programa do curso, a partir do diagnóstico feito, enfatizou a elaboração e a avaliação de projetos na modalidade Termo de Execução Descentralizada (TED), porém foi possível a percepção que os profissionais participantes puderam identificar, compreender e interpretar a temática de forma ampla, com potencial para a melhoria da atuação profissional e reflexos nos resultados institucionais. Com avaliação positiva dos participantes, tendo 93,3% de concluintes (56 profissionais), a iniciativa foi inovadora em diversos aspectos, com destaque para a publicação ‘Curso Básico de Elaboração de Projetos da SAES’, apresentando os projetos desenvolvidos coletivamente por seis grupos.

PALAVRAS-CHAVE Capacitação profissional. Formulação de projetos. Gestão em saúde.

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