Núcleo Ceará organiza seminário aberto ao público
Os núcleos do Cebes já começaram suas atividades em 2010. E não são poucas. Do evento que celebra a re(fundação) do Núcleo de Minas, passando pelas definições das reuniões mensais dos grupos de Londrina, e do Distrito Federal, à divulgação da agenda de ações da equipe do Rio de Janeiro, para este ano, marcada para a próxima semana, são várias e distintas as atividades que visam a fomentar as ideias do Cebes nos estados. Mas o destaque nessa trajetória inicial é o trabalho dos membros do Núcleo do Ceará. Eles ousaram ao investir na área de formação política para a saúde e na realização de um seminário.
Por meio de ações coordenadas entre os membros do Núcleo-CE e a diretoria do CEBES, o grupo criou uma “escola” de formação política. É a “Escola de Estudos em Política e Saúde Joaquim Eduardo de Alencar”, com direito a uma página eletrônica em que se discute temas relativos ao SUS e a reforma sanitária, bem como outros assuntos de interesse da população. No texto de apresentação da página, o grupo explica a missão da escola: “O objetivo é fomentar o resgate das bases históricas do pensamento social brasileiro e dos princípios teóricos do materialismo histórico dialético que orientaram o Movimento da Reforma Sanitária no Brasil buscando compreender o contexto atual das Políticas de Saúde”.
E não para por aí. Os esforços dos membros do Núcleo em ampliar a discussão para além do acesso ao computador levaram à organização do Seminário “Reforma Sanitária Brasileira e a Formação Política no campo da saúde: resgatando as bases históricas da luta pelo direito a saúde”. O evento, que marcará a abertura da “Escola”, acontece no próximo sábado (6), das 08h às 13h, é aberto ao público.
Seminário “Reforma Sanitária Brasileira e a Formação Política no campo da saúde: resgatando as bases históricas da luta pelo direito a saúde”.
Debatedores:
Prof.ª Adelaide Maria Gonçalves Pereira
Professora Adjunto II da Universidade Federal do Ceará
Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra
Prof.º Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade
Professor da Faculdade de Medicina de UFC/Sobral
Pós-Doctor pela Universidade de Montreal/ Departamento de Administração em Saúde
Membro da Rede Interdisciplinar em pesquisa e avaliação de Sistemas de Saúde
Local: Auditório Prof.º Ricardo Pontes da RIPASS
Rua: Papi Junior 1511- Rodolfo Teófilo
Data: 06 de março de 2010
Horário: 8 às 13 h
Conheça a página eletrônica Escola de Estudos em Política e saúde Joaquim Eduardo. Clique aqui.