Reinaldo Guimarães é Doutor Honoris Causa, com justiça e merecimento

Os integrantes do Cebes estão orgulhosos pelo reconhecimento do grande sanitarista e professor Reinaldo Felippe Nery Guimarães, que receberá, na próxima-sexta-feira (17), aos 65 anos, o título de Doutor Honoris Causa pela Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por indicação da direção do Instituto de Saúde Coletiva (ISC).

Personagem de primeira grandeza na luta pelo direito a saúde no Brasil, foi Reinaldo Guimarães que, entre tantos méritos do passado, instituiu, há 9 anos, a Política Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, iniciando um processo de autonomia nacional na produção cientifica e inovação tecnológica.

“A outorga do título é uma oportunidade de todos nós homenagearmos o Reinaldo, que também integra o grupo dos que fazem da saúde seu motivo de luta, de estudos, pesquisa e docência. Com muita alegria, abraço fraternalmente meu amigo e, como presidenta do Cebes, homenageio esse cebiano de primeira e de todas as horas, um dos autores do documento fundante da reforma sanitária, A questão Democrática da Saúde, apresentado pela entidade no 1º Simpósio sobre Política Nacional de Saúde na Câmara Federal, em outubro de 79”, registra Ana Maria Costa.

Segundo o diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Buss, Guimarães foi fundamental para implementar a orientação de aproximar a pesquisa da inovação em saúde, ação feita com muita habilidade quando diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) e, depois, Secretário Nacional de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE) do Ministério da Saúde.

“O conheço há mais de 40 anos e fui seu aluno na década de 70. Nossas vidas se cruzaram várias vezes, sendo o momento mais importante aquele em que ele aceitou ser meu vice-presidente de pesquisa na Fiocruz, entre 2001 e 2008. Nesta ocasião, Reinaldo demonstrou sua capacidade de gestão e de trabalhar em equipe. A homenagem é muito justa”, ressaltou Buss ao Cebes.

O professor titular da UFBA e integrante do Cebes Bahia, Jairnilson Silva Paim, afirmou estarem os pesquisadores e a equipe docente do ISC-UFBA muito honrados com a outorga do título ao Doutor Guimarães: “o conheço há mais de trinta anos, quando discutia a produção social das doenças na Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) do Rio de Janeiro e aproveitava as oportunidades pelas lutas em prol da  redemocratização do país para estimular debates e organizar o livro Saúde e Medicina no Brasil: contribuições para um debate, que contribuiu para a socialização de um pensamento crítico em saúde no país”.

Paim também destaca a participação do homenageado na confecção do texto A questão democrática da saúde: “poucos sabem que ele foi um dos autores do texto que, ratificado pelo Cebes, apresentou, pela primeira vez, a proposta do Sistema Único de Saúde em 1979, muito antes da Constituição de 1988 e da 8ª Conferência Nacional de Saúde. “Seus amigos e companheiros sentem-se contemplados com esta justa homenagem”, reafirma.

Também confere homenagem a Reinaldo Guimarães o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão: “o Professor Reinaldo Guimarães é um dos mais respeitados e importantes sanitaristas brasileiros. Sua mais recente atuação de implantação de políticas públicas nos campos da pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde tem trazido grande contribuição ao fortalecimento dessas áreas estratégicas para o SUS e para a ciência brasileira.”

Trajetória*
Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde desde 2003, Reinaldo Felippe Nery Guimarães deixou o cargo para assumir a vice-presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz. Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1971, ele fez residência médica no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde também se tornou mestre em saúde coletiva em 1978.

Guimarães foi professor e pesquisador na área de saúde coletiva entre 1971 e 1984. A partir de 1985, orientou sua carreira para o campo do planejamento, gestão e políticas de ciência e tecnologia. É presidente do Conselho Superior da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Foi diretor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia, entre 1985 e 1988, e membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, como representante da comunidade científica, entre 1996 e 1999. Entre 1988 e 1991 e 1996 e 2000 foi sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Uerj.

Foi também membro do conselho deliberativo, pesquisador visitante e consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenou a comissão de Ciência e Tecnologia da Associação Brasileira de Pesquisa em Saúde Coletiva (Abrasco). Trabalhou como membro do conselho diretor da Revista Ciência Hoje, editada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É hoje editor-associado da revista Ciência e Saúde Coletiva, da Abrasco, e membro do conselho editorial da revista Health Research Policy and Systems, publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

*Assessoria Fiocruz

Serviço
Solenidade de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa ao Doutor Reinaldo Felippe Nery Guimarães
Data: 17 de agosto de 2012
Horário: 17h
Local: Sala dos Conselhos Superiores da Reitoria da UFBA
Endereço: Rua Augusto Viana, s/n, Canela. Salvador – BA

Mais informações aqui.