Acesse o livro ‘Aprendendo Avaliação: modelos e métodos aplicados’
A elaboração do livro Aprendendo Avaliação: modelos e métodos aplicados, de Elizabeth Moreira dos Santos, Gisela Cordeiro Pereira Cardoso e Egléubia Andrade de Oliveira, ocorreu em um momento de grande ressignificação da função da Avaliação tanto no Brasil quanto no mundo. Segundo as autoras, a expressão “avaliação para gestão, que era predominantemente associada à produção do conhecimento e à qualificação dos processos decisórios e da qualidade das ações, assume neste período a função de dispositivo de controle e de responsabilização na perspectiva gerencialista da gestão por resultados“.
A publicação, editada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), deve ser lançada em julho, no XVII Congreso Latinoamericano de Medicina Social Y Salud Colectiva, que acontece de 17 a 21 de julho em Buenos Aires, Argentina.
Na apresentação do livro Aprendendo Avaliação: modelos e métodos aplicados, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira e Angela Oliveira Casanova, psicólogos e doutores em Saúde Pública, explicam que “a avaliação contextualiza as informações, expandindo o olhar do monitoramento não só para permitir a explicação daquilo que é mensurado e acompanhado, mas também para incluir o inesperado, as adaptações inovadoras e a reconfiguração de políticas e estratégias in situ, ou seja, em contexto“.
Segundo Paulo e Angela, as autoras – a partir de uma revisão conceitual de autores consagrados no campo da avaliação – exploram a pluralidade de abordagens no escopo das ‘avaliações baseadas em teoria’ e discutem seus limites. Com base na concepção sistêmica, estabelecem e destacam definições importantes para o campo, como ‘avaliação’, ‘teorias’ e ‘sistemas avaliativos’, buscando esclarecer diferenças, apontar sinergias e destacar controvérsias entre os distintos autores e as implicações práticas na escolha dessa abordagem em avaliação.
Na introdução do livro, as autoras contam que “este livro busca colaborar para o reposicionamento da avaliação“. O propósito é disseminar pontos reflexivos necessários à “perspectiva gerencialista da gestão por resultados“, que é a ordem vigente hoje na sociedade.