Alames faz lançamento do XIII Congresso
A Associação Latino-americana de Medicina Social (Alames) realizou nesta quarta-feira, 12, o lançamento do seu XII Congresso, que terá como tema “Saber e Poder Popular para Construir um novo modelo de Desenvolvimento, Estado e Sociedade”. O evento vai acontecer no período de 23 a 28 de novembro, na Universidade de El Salvador (UES).
A cerimônia de lançamento, que também aconteceu na UES, foi transmitida pela internet em tempo real e contou com a participação de pesquisadores e militantes de diversos países da América Latina, como México, Cuba, Chile, Guatemala, República Dominicana, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Honduras, Peru, Venezuela e Brasil.
O lançamento oficial do evento foi feito pelo Vice-ministro de Políticas de Saúde de El Salvador, Eduardo Espinoza Fiallos, que falou da importância política do Congresso acontecer no país.
“O Congresso da Alames chega a El Salvador em um momento político especial para o país, pois estamos implementando uma reforma na saúde e vivemos um período de acirrada disputa eleitoral entre a direita e os setores progressistas”, afirmou ele em castellano.
Em seguida, a ministra de Saúde Pública e reconhecida pesquisadora, Isabel Rodríguez, fez a conferência de abertura. Ela destacou a importância e o protagonismo histórico da Alames na luta pelo direito universal à saúde na América Latina.
A atual coordenadora geral da Alames, Nila Heredia, convidou a todos os povos latino-americanos a se fazerem presentes no evento e afirmou que o Congresso de El Salvador será histórico.
Presença do Cebes
A presidenta do Cebes, Ana Costa, e o conselheiro do Cebes e coordenador adjunto da Alames, José Noronha, acompanharam e participaram da cerimônia por videoconferência. Eles estavam no hotel San Marco, em Brasília, onde também acontecia a Jornada das Comissões do Conselho Nacional de Saúde.
Após o discurso de Nila Heredia, Ana Costa falou aos colegas latinos. Ela salientou que está confiante que o XIII Congresso vai fortalecer a luta pelo direito à saúde na região, pautando-se na ideia de colocar os direitos sociais no centro do modelo de desenvolvimento.
Ana Costa e José Noronha estarão presentes no Congresso da Alames, em El Salvador
.