Sobre Alames

A Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) é uma organização política sem fins lucrativos, formalmente constituída em 1984 durante o III Seminário Latino-Americano de Medicina Social, realizado em Ouro Preto, Brasil. 

Fazem parte da Alames pessoas vinculadas a diferentes campos da teoria e prática da Medicina Social/Saúde Coletiva, que se organizam em núcleos em cada país do continente. Quando já existem organizações que expressem o pensamento da Medicina Social/Saúde Coletiva, se assume que estes são os núcleos de Alames nestes países, como o caso do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) que representa a Alames no Brasil.

Os objetivos da Alames são orientados para disseminar o pensamento da Medicina Social/Saúde Coletiva no continente; Defender a saúde como direito humano fundamental, parte do direito à vida; Se contrapor à visão da saúde como mercadoria e ao neoliberalismo como uma ordem global que deteriora o planeta e a dignidade humana; Produzir, sistematizar e publicar os avanços do conhecimento, do fazer e do sentir da Medicina Social/Saúde Coletiva; Solidarizar-se com os/as lutadores/ras em defesa da saúde, do direito a uma vida digna e do planeta terra; Defender os princípios da dignidade, soberania e respeito aos povos; Incorporar os saberes tradicionais nos debates do campo da Medicina Social/Saúde Coletiva.

Faça sua doação

Ajudar o Cebes, significa que você apoia a luta, fortalece a instituição e integra esse coletivo de luta por uma saúde que seja pública universal e gratuita com um Sistema Único de Saúde (SUS) para todos!

Doar