Arthur Chioro ouve demandas dos conselheiros nacionais de saúde

Ascom/CNS

O novo Ministro da Saúde, Arthur Chioro, voltou ao Pleno do Conselho Nacional da Saúde (CNS) como prometido na última Reunião Ordinária, no começo do mês.

Arthur Chioro veio ao Pleno especialmente para ouvir as demandas do controle social. Os conselheiros nacionais colocaram diversos temas como o Programa mais Médicos, o financiamento da saúde, questões sobre a saúde indígena, mas em especial, deram ênfase à 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), que acontece no final de 2014, e à 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Geordeci Souza, conselheiro nacional e coordenador da 4ª CNSTT, lembrou ao Ministro que o Pleno do CNS aprovou, na última RO, recomendação e moção de repúdio em função de uma legislação aprovada no Brasil que abre portas a agrotóxicos no país. Segundo ele, “quando se fala em saúde, fala-se também em saúde alimentar e não há como tratar a saúde do trabalhador e da trabalhadora sem tratar do tema do agrotóxico. Por isso, peço que aprecie o tema com cuidado”, ressaltou Geordeci como um dos temas que serão debatidos na Conferência. O Conselheiro ainda fez um apelo para que o Ministro abordasse a 4ª CNSTT em suas falas públicas.

Arthur Chioro abriu sua fala afirmando que “acima de tudo, sou um trabalhador da saúde”. O Ministro respondeu algumas das indagações dos conselheiros e afirmou que faz questão de participar das reuniões do Pleno, que fará um grande esforço para estar presente nas reuniões. Chioro ressaltou que é preciso “trazer para o processo de construção do controle social, nos espaços das conferências, em especial a 4ª CNSTT, a dimensão do respeito à diversidade”. Por fim, Chioro pediu ao Pleno que não fechasse a questão do financiamento antes que, juntos, construíssem uma estratégia para o financiamento da saúde.