Assembleia elege gestão 2025/2026 do Cebes

Confira os integrantes da Diretoria, Conselho Consultivo e Conselho Fiscal

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) elegeu hoje (1º/11), em assembleia realizada no VIII Simpósio, sua diretoria, conselho fiscal e conselho consultivo para o biênio 2025/2026. A votação, em formato híbrido, reconduziu à presidência o historiador Carlos Fidelis (UFRJ/Fiocruz), pesquisador do Observatório da Saúde (Casa Oswaldo Cruz/Fiocruz). A socióloga Lenaura Lobato (ENSP/Fiocruz) seguirá na vice-presidência.

“Não temos amarras, nosso compromisso é com o Direito à Saúde e com a população”, afirmou Lenaura Lobato, que ressaltou o importância do engajamento dos cebianos nos grupos de trabalho e a mobilização pelas pautas da Saúde em seus territórios.

50 anos Cebes – Após a eleição, foi instalado o Conselho Curador dos 50 anos do Cebes, com participação de ex-presidentes José Rubens Bonfim, Paulo Amarante, Ana Maria Costa, Sônia Fleury, Lúcia Souto, José Gomes Temporão. Um dos berços da Reforma Sanitária, o Cebes foi fundado em 1976, durante a Ditadura Militar. Participou da luta pela redemocratização e foi protagonista da conquista da Saúde como direito universal e dever do Estado.

A programação do simpósio prossegue nesta tarde com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os debates vão subsidiar a tese do Cebes para o próximo biênio. “A tese do Cebes é uma construção coletiva”, ressaltou a diretora Ana Costa.


Presidente: Carlos Fidelis da Ponte
Vice-Presidente: Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato
Diretora Administrativa: Ana Tereza Pereira Camargo
Diretora de Política Editorial: Maria Lucia Frizon Rizzotto
Diretoria Executiva: Alcides Miranda, Ana Maria Costa, André Luiz da Silva Lima, Claudia Travassos, Itamar Lages
Conselho Fiscal: José Leonídio Madureira, Maria Lúcia Freitas dos Santos, Iris da Conceição, Maura Vanessa Sobreira, Camila Reis, Taisa Falcão
Conselho Consultivo: Amanda Frota, Carla Straub, Carlos Ocké, Dalia Romero, Danilo Amorim, Dimitri Taurino, Heleno Corrêa, Jamilli Silva Santos, José Noronha, Lizaldo Maia, Luisa Pessoa, Luiz Carlos Fadel, Maria Edna Bezerra da Silva, Ronaldo Teodoro e Ronaldo Costa

Veja matérias sobre o VIII Simpósio do Cebes:

  • VIII Simpósio do Cebes: Fortalecimento do SUS e da democracia é destaque na abertura – link
  • O capital domina a Saúde e avança sobre projeto de direito universal – link
  • Jairnilson Paim e Sônia Fleury: Austeridade é uma ameça a direitos sociais – link
  • “Governo não vai mexer no Piso da Saúde”, afirma Swedenberger Barbosa – link