Bolsa Família evitou mais de 700 mil mortes, indica estudo
Pesquisa publicada na Revista The Lancet avalia impacto do programa e estima efeito até 2030
Estudo publicado na revista The Lancet nesta quinta-feira, 29/5, indica que o Programa Bolsa Família evitou, de 2000 a 2019, mais de 713 mil mortes e 8,2 milhões de internações. Os efeitos são mais significativos entre crianças menores de cinco anos e idosos com mais de 70 anos.
Expandir a cobertura do Bolsa Família pode evitar mais de 8 milhões de hospitalizações e 683.721 mortes até 2030, em comparação a cenários de cobertura reduzida. O estudo examinou dados de 3.671 municípios, definidos pela qualidade adequada de registro civil e das estatísticas, representando mais de 87% da população brasileira.
A pesquisa “Efeitos do programa brasileiro de transferência condicionada de renda na saúde ao longo de 20 anos e projeções até 2030: um estudo retrospectivo de análise e modelagem” foi conduzida por pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) e Universidade de Barcelona.
Os dados evidenciaram correlação entre alta cobertura (percentual de famílias elegíveis atendidas), alta adequação (valor médio transferido por família) e queda de mortalidade. Nessas condições, a mortalidade infantil caiu 33% e as internações de idosos acima de 70 anos foram reduzidas pela metade.
É o primeiro estudo longitudinal a estimar o impacto nacional do programa de transferência condicional de renda na mortalidade brasileira. Os dados reforçam que a Saúde exige muito mais do que o atendimento de especialistas. Tem relação direta com variáveis como renda, moradia, nutrição.
A correlação entre cobertura do Bolsa Família e queda de mortalidade infantil já havia sido apontada em diversos estudos, como ‘Saco vazio não para em pé’: Programa Bolsa Família e mortalidade por desnutrição, publicado em 2019 pela revista Saúde em Debate. O programa também está associado a redução das hospitalizações por uso abusivo de álcool e outras substâncias.

Reportagem: Clara Fagundes/Cebes
