Campanha em defesa da saúde pública: o impacto do uso abusivo de patentes
Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI/Rebrip) lança campanha nacional em defesa da saúde pública
O Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) da Rede Brasileira de Integração dos Povos (Rebrip), coordenado pela Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids, lança na semana em que o mundo celebra o dia Mundial de Luta Contra a Aids (1/12), uma campanha sobre o impacto do abuso do sistema de patentes no acesso a medicamentos essenciais, incluindo os tratamentos para HIV/aids.
O grupo se organizou e imprimiu postais que serão encontrados em diversos estabelecimentos comerciais cobertos pela MICA Mídia Cards, como cinemas, bares, livrarias e restaurantes, de quatro capitais brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Curitiba), mobilizando as pessoas para o problema e convidando-as a acessar o site da campanha www.saudeemrede.org.br.
No site, o público poderá saber mais sobre o impacto das patentes na saúde pública e no acesso a medicamentos essenciais, conhecer documentos do GTPI e se engajar na campanha enviando um e-mail através do site para as autoridades competentes. A iniciativa contou com apoio da Fundação Ford, RS2 Comunicação e da MICA Mídia Cards.
Conheça a campanha! A rede do circo garante a vida do trapezista. Seu acesso a rede pode garantir a vida de muitos.
Respeitável Público
O Brasil é um dos poucos países do mundo que possui um programa de acesso universal e gratuito a medicamentos para todas as pessoas que vivem com HIV/aids. Porém, devido a abusos do sistema de patentes este programa pode estar com seus dias contados, afetando o direito à saúde e à vida de milhares de pessoas. Um medicamento patenteado pode chegara R$ 30 mil por paciente por ano. Se esse cenário for mantido não serão apenas as pessoas vivendo com HIV/aids que serão afetadas, mas todo o sistema público de saúde.
Você não pode ficar parado diante deste espetáculo de interesses financeiros. Entre nessa rede conosco (www.saudeemrede.org.br) e ajude a salvar a rede que garante milhares de vidas. Basta clicar em PARTICIPE, preencher seus dados e enviar. Automaticamente um e-mail será enviado às autoridades competentes. Vamos usar a rede para que a nossa voz chegue lá! Juntos vamos fazer uma rede do bem!!
O que você pode fazer para colaborar:
1 – Divulgue a campanha em sua rede de amigos e colegas de trabalho! Juntos podemos fazer nossa voz ser ouvida.
2 – Participe de nossa comunidade Saúde em Rede no Orkut. O endereço é http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=77976677
3 – Leia e se informe sobre o tema. A informação é a maior arma da sociedade. Encontre todas as publicações do GTPI no site http://www.abiaids.org.br/cedoc/publicacoes/artigos.aspx?lang=pt&mid=6&smid=2&siid=7&fg=Materias%20Informativos .