Campanha pelo direito à antecipação terapêutica do parto em casos de anencefalia chega ao youtube

Uma campanha em prol do aborto de fetos anencéfalos (sem cérebro) será lançada hoje no site de vídeos YouTube como forma de sensibilizar a sociedade e também os ministros do Supremo Tribunal Federal — que devem votar ainda no segundo semestre uma ação que pede a legalização da prática. Em três minutos, o vídeo conta a história de uma mulher grávida de anencéfalo, desde o diagnóstico até o enterro da criança pelo pai e sem a presença da mãe, que na ocasião está internada. No fim, a mensagem: “STF, ajude essas mulheres”.

A dramatização fica por conta de atores que encenam embalados pelas narrações num estilo de cinema mudo, em preto e branco. De iniciativa do Laboratório Imagens e Palavras do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB), com o apoio da Anis — Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, a campanha pretende divulgar uma lista online de assinaturas em apoio à causa. Além disso, o filme será exibido em locais públicos estratégicos, como universidades, para incrementar o abaixo-assinado.

Protocolada em junho de 2004 no STF pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), a ação que questiona a criminalização do aborto em casos de anencéfalos foi ajuizada já foi objeto de uma audiência pública na Corte. Marco Aurélio Mello, relator da ação e favorável à legalização da prática, prometeu colocá-la em votação neste semestre. Atualmente, a mulher só pode abortar em caso de risco de morte ou estupro.

Fonte: Correio Braziliense

Assista e divulgue:

PETIÇÃO ONLINE
Assine a petição online que apoia o direito à antecipação terapêutica do parto em casos de anencefalia no feto.

Leia, assine e divulgue:

http://www.petitiononline.com/ADPF54/petition.html

Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero
www.anis.org.br