Cebes abre inscrições gratuitas para o curso Atenção primária à saúde
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Chega ao Ceará, depois de ter sido efetivada em Belo Horizonte (MG) e Londrina (PR), após o lançamento, em Brasília (DF), mais uma edição do projeto de Formação em Cidadania e Saúde promovido pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), que prevê a realização de mais de 30 cursos gratuitos durante dois anos. Ministrado pela professora *Ligia Giovanella, o curso, que acontecerá na Escola de Saúde Pública do Ceará de 15 a 17 de setembro, tem como tema “A Atenção primária à saúde (APS): seletiva ou coordenadora dos cuidados?”. Inscrições gratuitas já estão abertas. São 120 vagas.
“O curso discutirá as diferentes abordagens da APS em sua trajetória histórica desde a Declaração de Alma Ata até os dias atuais com as propostas de renovação da APS, e as suas implicações políticas e ideológicas para a equidade e garantia do direito à saúde, enfocando criticamente algumas experiências internacionais e a trajetória da APS traduzida em atenção básica e Estratégia Saúde da Família no Brasil”, informa Lígia.
Uma mesa com o tema “Aspectos históricos da Atenção Primária no Ceará” abre o curso no dia no dia 27. Para esse dia, não há a necessidade de reserva. Debaterão o tema:Ines Vasconcelos do Amaral, enfermeira, mestre em saúde pública da Universidade federal do Ceará(UFC), Assessora da Secretaria Municipal de Horizonte (CE); Carlile Holanda Lavor , Médico Sanitarista, ex-secretario de Saúde do Ceará, Coordenador da Fiocruz do Ceará; Ivana Holanda Barreto, Médica pediatra, Doutora em Medicina (USP), professora Adjunta da UFC e Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará; Maria Imaculada Fonseca, enfermeira, mestre em saúde pública (UFC), Técnica da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará; e Ester Melo Moreira, Psicóloga, Mestre em Saúde Pública (UFC) e professora da UFC.
Com apoio da Universidade Aberta do SUS (UNASUS) e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), o Cebes tem promovido, desde junho, cursos de formação em cidadania para a saúde. Voltados para um público diversificado (profissionais, gestores, estudantes, usuários e trabalhadores), os cursos, com 16 horas de duração, são gratuitos e ministrados por professores e pesquisadores das áreas específicas. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas futuramente pela Universidade Aberta do SUS (UNASUS).
“O objetivo é dar início a um amplo processo de formação em saúde, dando prioridade ao desenvolvimento de novas lideranças, a partir de debates sobre os temas fundamentais da Reforma Sanitária brasileira”, diz a presidenta do Cebes Ana Costa.
Mais sobre o curso
Conteúdo
Antecedentes históricos da APS;
Atenção primária: conceitos e abordagens – a Declaração de Alma Ata;
Atributos de uma atenção primária integral: atenção individual, abordagem coletiva e ação comunitária;
As propostas de renovação da APS nas Américas e no Mundo: as agências internacionais de saúde e o Movimento pela Saúde dos Povos;
Experiências internacionais de implementação na Europa e América Latina;
Políticas de APS no Brasil: atenção básica e Estratégia Saúde da Família;
Desafios para a atenção primária como coordenadora dos cuidados em saúde no Brasil: APS como porta de entrada aberta e resolutiva e ordenadora de uma rede integral e integrada no SUS.
*Ligia Giovanella
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979), mestrado (1989) e doutorado (1998) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), pós-doutorado no Institut für Medizinische Soziologie da Universidade de Frankfurt. Foi secretária executiva da Rede de Investigação em Sistemas e Serviços de Saúde do Cone Sul (Redsalud ISSS) de 2005 a 2009. Desde 1987 é pesquisadora da Ensp/Fiocruz. Atualmente é pesquisadora titular do Nupes/DAPS Ensp/Fiocruz, membro da CPG e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da ENSP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em políticas de saúde, atuando nas linhas de pesquisa: políticas e sistemas de saúde em perspectiva comparada, integração regional e políticas de saúde, avaliação em atenção primária em saúde e saúde da família.
“A Atenção primária à saúde (APS): seletiva ou coordenadora dos cuidados?”
Período: 15 a 17 de setembro de 2011.
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará (auditório Ciro Gomes)
Av.: Antonio Justa, 3161, Meireles , Fortaleza – CE
Vagas limitadas: 120
Mesa Abertura: “Aspectos Históricos da Atenção Primária em Saúde no Ceará”, das 18 às 22h: sem necessidade de inscrição prévia.