Cebes celebra 50 anos com nova identidade visual

Nova logomarca simboliza cinco décadas de luta pela saúde como direito de todas e todos

Em 2026, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) completa meio século de história, luta e compromisso com a saúde como direito de todas e todos. Para marcar essa trajetória, a instituição apresenta sua nova identidade visual comemorativa, um símbolo que honra o passado e projeta os horizontes do futuro.

A logomarca dos 50 anos foi apresentada nesta segunda-feira, 8 de setembro, em reunião com ex-presidentes do Cebes, que integraram a comissão julgadora do concurso público realizado pela entidade. A escolha da data não foi por acaso: o dia 8 de setembro marca o aniversário do registro do estatuto do Cebes, reforçando o elo entre memória e renovação.

Com 756 pontos, a proposta vencedora parte do conceito de resistência e transformação — pilares que marcam a história do Cebes desde sua fundação. A opção pela grafia tradicional do nome conecta ao passado, enquanto o desenho do número 50 sinaliza leveza e movimento. O destaque está no círculo que envolve o numeral e no número 5, apontado para frente, representando o impulso em direção ao futuro.

“É um chamado à memória e à ação. Uma forma de reafirmar o compromisso histórico do Cebes com a vida, com o bem comum e com a saúde como direito universal”, afirma a autora da proposta, Rita Loureiro. Designer e comunicadora social formada pela UFRJ, Rita soma experiência em instituições como a OPAS, o Ministério da Saúde e o Projeto Portinari, sempre com sensibilidade para traduzir ideias em formas que inspiram.

Ao longo de todo o ano comemorativo, a nova identidade estará presente em publicações, eventos e ações especiais que compõem o calendário dos 50 anos. Mais do que uma marca, ela simboliza o legado de uma instituição fundamental para Reforma Sanitária Brasileira, e que segue firme na defesa da democracia, dos direitos sociais e da saúde como bem comum.

A nova identidade será incorporada aos materiais institucionais do Cebes a partir de 1º de janeiro de 2026.