Cebes comemora o Dia Mundial da Água

Ontem se comemorou o Dia Mundial da Água. Apesar de já se ter atingido a meta do milênio de reduzir à metade a população sem acesso à água potável no mundo, a situação ainda é bastante preocupante. Em primeiro lugar porque de acordo com o Programa Conjunto de Monitoração do Abastecimento de Água e Saneamento (JMP) da OMS e UNICEF, 37% por cento da população do mundo em desenvolvimento – 2,5 bilhões de pessoas – não têm instalações satisfatórias de saneamento, e mais de 780 milhões de pessoas ainda usam fontes inseguras de água potável.

O acesso inadequado a serviços seguros de água e saneamento, juntamente com práticas de higiene precárias, mata e faz adoecer milhares de crianças todos os dias, e que leva ao empobrecimento e diminuição de oportunidades para milhares de pessoas. Confira em www.wssinfo.org (em inglês).

Além disso, existe uma “guerra da água silenciosa, mas real: conflito em Barcelona causado pelo aumento das tarifas, quase guerra na Patagônia chilena por causa da construção de enormes represas e da privatização de sistemas fluviais inteiros, antagonismos em Barcelona e em muitos países africanos pelas tarifas abusivas aplicadas pelas multinacionais. A pérola fica por conta da Coca Cola e de suas tentativas de garantir o controle em Chiapas, México, das reservas de água mais importantes do país”.

Leia mais no artigo de Eduardo Frebbo publicado na Carta Maior.

Texto de José Carvalho de Noronha, Diretor Ad-Hoc do Cebes.