Cebes Debate ‘Religião e política nas eleições’
Nas últimas décadas, observou-se a intensificação da participação de grupos religiosos organizados na esfera política, com grande incidência nas eleições. Eventos religiosos são cada vez mais transformados em palanques de apoio a correntes políticas e candidatos. Na visão de parte da população, professar uma fé passou a ser sinônimo de reputação ilibada e habilitação suficiente para ocupar um cargo eletivo ou desempenhar funções no poder Executivo.
Embora não se restrinja às igrejas neopentecostais e as outras denominações do campo protestante, é notório o crescimento da participação de evangélicos no debate público. Com uma presença expressiva nos três níveis do Legislativo, muitas vezes esses grupos de parlamentares são chamados de “bancada da Bíblia” e estão ligados à pauta conservadora de costumes e à defesa dos interesses da elite econômica.
Para muitos analistas, essa participação se dá em detrimento de princípios de solidariedade cristã e do Estado laico, muitas vezes ameaçando o exercício de outras perspectivas de fé.
Para debater essas e outras questões ligadas a relação entre religião e política, o Cebes Debate recebe, no dia 30 de setembro, o deputado federal Reimont, do PT do Rio de Janeiro. A mediação será realizada por Carlos Fidelis, presidente do Cebes.
Religião e política nas eleições
Convidado: Reimont – Deputado Federal
Mediação: Carlos Fidelis – Presidente do Cebes
Data: 30/9, às 17h
Assista no Canal do YouTube do Cebes. Assista no link ou a seguir: