Cebes Debate ‘Saúde Digital: da informação à luta por direitos’

Como a tecnologia se entrelaça com a saúde? Como ela pode nos impactar? Estas são algumas questões que serão discutidas no próximo Cebes Debate.

Uma reflexão atual e necessária para entendermos como as inovações tecnológicas podem trazer maior efetividade ao SUS superando as lacunas existentes, assim como, os possíveis riscos que elas podem trazer ao sistema.

Participe conosco desta discussão!

CONVIDADAS:

Joyce Souza (LabLivre) – Jornalista e cientista social com doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Desde 2016, atua como pesquisadora no Laboratório de Tecnologias Livres da mesma universidade, onde concentra seus estudos nos impactos dos sistemas algorítmicos na sociedade contemporânea, com particular ênfase na saúde pública e privada do Brasil.instituições públicas, colaborando para a formulação, gestão e avaliação de políticas públicas para jovens; entre 2011 e 2016, compôs o quadro da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República. 

Tem participado de pesquisas e estudos sobre jovens desde a década de 1990, entre elas a pesquisa de abrangência nacional Perfil da Juventude Brasileira de 2003; e Juventudes Sul-americanas: diálogos para a construção da democracia regional (2008 e 2009, IBASE e POLIS). 

Mais recentemente, tem colaborado com a Agenda Jovem Fiocruz, como coorganizadora da publicação Jovens e Saúde: revelações da pandemia, de 2022, e do Panorama da Situação de Saúde dos Jovens Brasileiros: intersecções entre juventude, saúde e trabalho, de 2023.

Raquel Rachid (Lapin) – Doutoranda em Mudança Social e Participação Política pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), com passagem pela Universidad de La Habana (UH, Cuba); mestra em Direito Político e Econômico pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); bacharela em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com passagem pela Peking University (PKU, China); bacharela e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP). Advogada, integrante do Laboratório de Políticas Públicas e Internet (LAPIN) e do projeto “Implicações das Tecnologias Digitais para os Sistemas de Saúde” da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), bem como do grupo de pesquisa Crítica do Direito e Subjetividade Jurídica (FADUSP).

DEBATEDOR:

Matheus Falcão (Cebes – São Paulo) – Pesquisador no Cepedisa USP. Tese sobre saúde digital (FDUSP). Foi conselheiro nacional de saúde pelo Idec, inclusive para saúde digital. Experiência de pesquisa com a OPAS/OMS, ENSP/Fiocruz. Atua com saúde global, sistemas de saúde e saúde digital. Diretor do Cebes.

MEDIAÇÃO:

Carla Straub – Professora de Saúde Coletiva na UFPR. Cebiana. Mãe de 3 crianças.

Veja no link ou a seguir: