Cebes é tema de tese de doutorado

Jornalista de formação, Daniela desenvolveu sua tese pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

A Tese foi aprovada hoje por volta das 14h, com a observação da banca sobre a alta relevância histórica do tema. O Cebes nunca tinha sido objeto específico de pesquisa histórica, e esse foi um dos motivos pelo qual Daniela o escolheu como tema de sua pesquisa.

O trabalho analisa a trajetória do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde no período compreendido entre os anos 1976 e 1986, quando seus integrantes dedicaram parte do seu tempo a divulgar propostas de transformação do quadro sanitário nacional, apresentando cenários para a reformulação da política de saúde.

A pesquisa tem como foco a Revista Saúde em Debate, periódico do Centro, devido à relevância que ele teve ao longo dos 10 anos de publicação, até a consagração do Sistema Único de Saúde na VIII Conferência Nacional de Saúde.

fototeseA Revista foi escolhida como fonte e como objeto de estudo, procurando-se compreender o papel na articulação entre os pesquisadores e a agenda da Saúde Pública brasileira.

A tese buscou apresentar uma visão mais geral da Revista, o perfil dos articulistas, os temas mais freqüentes, os assuntos priorizados e os autores que mais publicaram na década em questão.

“Pretendemos mostrar a relevância da entidade e do periódico no processo que se convencionou denominar como Reforma Sanitária. Mostramos que, mais do que um meio de divulgação, a Saúde em Debate se constituiu, de fato, em um ponto de convergência de múltiplos interesses e meio importante para a formação e conformação do Sistema Único de Saúde”.

Daniela comenta que o extenso e organizado acervo do Cebes, que ela teve acesso por meio do Projeto Memória, foi fundamental para o sucesso da sua pesquisa. Segundo ela, o acervo é essencial para quem estuda a Reforma Sanitária no Brasil e que ele deve ser preservado.

 

“O Cebes e o movimento de reforma sanitária:história, política e saúde pública (Rio de Janeiro, 1970-1980)”

Orientador
Prof. Dr. Luiz Antônio da Silva Teixeira (PPGHCS/COC/Fiocruz)

Banca
Prof. Dr. Paulo Duarte de Carvalho Amarante (ENSP/Fiocruz)

Profa. Dra. Suely Gomes Costa (ESS/UFF)
Profa. Dra. Nísia Verônica Trindade Lima (PPGHCS/COC/Fiocruz)
Profa. Dra. Dilene Raimundo do Nascimento (PPGHCS/COC/Fiocruz)

Suplentes
Profa. Dra. Patrícia Tavares Ribeiro (ENSP/Fiocruz)
Prof. Dr. Flávio Coelho Edler (PPGHCS/COC/Fiocruz)