Cebes participa de mobilização para fortalecer conselhos de Saúde em Fortaleza

Conselho Municipal de Saúde está mobilizado para eleição dos conselhos locais e regionais

Nos meses de maio e junho 2025 acontecem as eleições para renovação da rede de conselhos de Saúde de Fortaleza. O município conta com 170 Conselhos Locais de Saúde (CLS), 6 Conselhos Regionais de Saúde (CRS) e o Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF), totalizando 177 Conselhos de Saúde.

Nesta Semana, o Núcleo Cebes Ceará e o Conselho Municipal de Saúde participaram da Jornada de Abril em Defesa do Controle Social do SUS em Fortaleza, buscando incentivar as pessoas para participarem das Eleições da Rede Municipal de Conselhos de Saúde de Fortaleza. “O objetivo é renovar e melhorar o Controle Social do SUS e a qualidade dos serviços de Saúde Pública ofertados às pessoas da nossa cidade”, afirma Lizado Maia.

Lizaldo Maia e Amada Frota, integrantes do Conselho Consultivo do Cebes e representantes do Núcleo do Ceará, estiveram presentes como facilitadores deste processo na área da Secretaria Regional de Saúde III através da atividade “Círculo de Cultura em Defesa do Controle Social do SUS”. No evento, coordenado pelos conselheiros municipais Vaumik Ribeiro e Paulo Holanda participaram entidades de classe, sindicatos, associações de moradores, igrejas e outras organizações que defendem o SUS.

Os conselhos são espaços públicos, democráticos e coletivos para debate e conquista de melhores serviços de Saúde Pública ofertados pelo SUS em Fortaleza.

Em julho de 2023 durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde lançou a campanha “Aqui tem Conselho Local de Saúde”. Esta ação faz parte da mobilização de comunicação para que todos os municípios brasileiros implementem seus Conselhos Locais de Saúde.

Núcleo Cebes Ceará e o Conselho Municipal de Saúde participaram da Jornada de Abril em Defesa do Controle Social do SUS em Fortaleza (Foto: Lizaldo Maia/Cebes)