Cebes participa do Encontro Preparatório da Cúpula Social do G20
Durante o evento, com participação dos movimentos sociais, foi lançada plataforma digital do G20 Social
O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) participou hoje, 20/8, do Encontro Preparatório da Cúpula Social do G20, sob presidência do Brasil. A diretora administrativa Ana Tereza Camargo representou o Cebes no evento, que reuniu, no Rio de Janeiro, integrantes de movimentos sociais e entidades da sociedade civil. Na abertura, foi lançado o ambiente digital do G20 Social, dentro da plataforma Brasil Participativo. O ambiente digital receberá propostas da população.
O G20 Social foi anunciado pelo presidente Lula na 18ª Cúpula do G20, na Índia, quando o Brasil assumiu simbolicamente a presidência do bloco, que reúne os 19 países com as maiores economias globais, além de representação da União Europeia e União Africana. Treze grupos de engajamento fazem parte do G20 Social, que busca ampliar a participação dos atores não-governamentais no processo decisório: C20 (sociedade civil); T20 (think tanks); Y20 (juventude); W20 (mulheres); L20 (trabalho); U20 (cidades); B20 (business); S20 (ciências); Startup20 (startups); P20 (parlamentos); SAI20 (tribunais de contas); e os mais novos J20 (cortes supremas) e O20 (oceanos).
Sob o lema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, as prioridades propostas pelo Brasil no G20 são a inclusão social e o combate à fome e à pobreza; transições energéticas e promoção do desenvolvimento sustentável; e reforma das instituições de governação global. “As prioridades brasileiras dialogam com os determinantes sociais da Saúde”, avalia Ana Tereza.
Artigos publicados no British Medical Journal em julho discutem perspectivas de reconfiguração da arquitetura global da Saúde sob a liderança brasileira no G20 e a capacidade do Brasil de promover pactos internacionais.