Cebes participa do Fórum Social Mundial Temático

Desde o início do processo de licenciamento, a instalação da TKCSA – cuja autorização foi negada em vários países europeus e no Maranhão – foi marcada por vários questionamentos, autuações, multas e manifestações públicas contrárias, mas nada parece impedir o avanço da poderosa empresa e a boa vontade dos dirigentes estaduais e nacionais que avaliam e decidem sobre a questão.

Na mesa de ontem no Fórum foi exibido um documentário onde a situação é denunciada. O documentário, narrado pelo ator Wagner Moura, foi co-produzido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). Após a exibição, foi realizado um debate coordenado por Alexandre Pessoa, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz), um dos profissionais que foram processados por danos morais pela TKCSA por terem constatado os riscos contra a saúde da população.

Outros dois profissionais processados participaram do Fórum, o médico Hermano de Castro, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Fiocruz) e a bióloga Mônica Lima, do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

É uma denúncia e uma luta muito importante que o Cebes apóia e está atento para alertar a sociedade brasileira a resistir e vencer este absurdo.

Hoje e amanhã será realizado o Fórum Social Mundial da Saúde e Seguridade Social. Estaremos lá!