Cebes lança edição 100 da Revista Saúde em Debate

“Financiamento e gestão do SUS”, este é o tema central da edição 100 da Revista Saúde em Debate (RSD). O novo número acaba de ser lançado e comemora os 38 anos de existência e resistência do periódico.

Editada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), a RSD tem sido um dos mais importantes veículos de divulgação dos debates da Reforma Sanitária brasileira, dos caminhos e descaminhos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da construção de pensamento crítico na área da saúde.

Segundo a professora Maria Lúcia Frizzon, editora substituta da Revista, ao longo dos seus 38 anos, a RSD tem desempenhado um importante papel na democratização do pensamento crítico em saúde coletiva no Brasil e na América Latina.

Acolhendo diferentes perspectivas teórico-metodológicas, a Revista inova também ao publicar, além de artigos científicos, ensaios, entrevistas e relatos de experiências. Perspectiva que marca o seu caráter acadêmico e político.

Para a edição número 100, Maria Lúcia Frizzon explica que foi elaborado um novo projeto gráfico e que as normas de submissão foram atualizadas com o intuito de melhorar ainda mais a qualidade dos artigos e da avaliação junto à Capes.

Em acordo com a política editorial do Cebes, a submissão de trabalhos é gratuita e aberta a pesquisadores e ativistas do campo da Saúde e áreas correlatas. O acesso online à revista também é grátis (clique aqui para ver a edição atual).

Avaliação

Atualmente, a Saúde em Debate tem nota B2 para a área de Saúde Coletiva e B1 para as áreas de Serviço Social, Geografia e Ensino no sistema de avaliação da Capes (Capes-Qualis).

Além disso, a RSD faz parte da base de dados LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), HISA (História da Saúde Pública na América Latina e Caribe), LATINDEX (Sistema regional de Información en Línea para Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal), SUMÁRIOS (Sumários de Revistas Brasileiras), PERIÓDICA (Índice de Revistas Latino-americano em Ciências) e, desde 2012, passou a integrar a SciELO (Scientific Electronic Library Online).

Clique aqui para acessar o site da Revista.