Cebes recebe estudantes de Saúde Coletiva da UFRJ

Estudantes de Saúde Coletiva da UFRJ conheceram de perto a trajetória do Cebes, em diálogo com dirigentes sobre a Reforma Sanitária, o SUS e os desafios atuais do movimento

Um encontro de gerações marcou esta última terça-feira (16) na sede do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), no Rio de Janeiro. Estudantes do curso de graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estiveram no espaço para conhecer de perto a trajetória e a atuação da entidade que, com quase 50 anos, é referência na defesa do direito universal à saúde.

Os alunos foram recebidos pelo presidente do Cebes, Carlos Fidelis, pela diretora administrativa Ana Tereza Pereira Camargo e pelo diretor executivo André Lima. A atividade integra a disciplina Movimentos Sociais e Saúde, coordenada pelo professor Leonardo Mattos, e teve como objetivo aproximar os futuros sanitaristas da história do movimento da reforma sanitária e da luta pela implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o professor Leonardo Mattos, a visita proporcionou um momento de aprendizado vivo sobre a saúde coletiva no Brasil. “Conversamos sobre a história da reforma sanitária, sobre a implementação do SUS, sobre os desafios atuais do movimento sanitário, sobre suas relações com os demais movimentos sociais e os territórios”, relata.

A diretora Ana Tereza Pereira Camargo, reforçou a centralidade histórica e política da entidade. Ela destacou aos estudantes o lema que marca a luta coletiva da entidade: “Democracia é saúde. Saúde é democracia!”. A melhoria dos indicadores de Saúde está diretamente ligada à conquista de direitos sociais.

Esta troca com os estudantes reforçou a importância de manter viva a memória da reforma sanitária e de estimular o engajamento crítico das novas gerações. O encontro reafirmou o compromisso histórico do Cebes com a democracia, a equidade e o fortalecimento da Saúde Coletiva no país.

Deseja fazer parte desta história ? Saiba como se associar ao Cebes.