Cebes transmitirá Conferência do Projeto Saúde, Ciência e Participação Popular em Pernambuco
Conferência marca a culminância do projeto, desenvolvido pelo Cebes-PE em parceira com universidades
O canal do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) no YouTube vai transmitir na quarta-feira, 27 de agosto, das 19h às 21h, Conferência Livre sobre o Direito à Saúde e a Participação Cidadã na Defesa do SUS. A conferência online marca a culminância do Projeto Saúde, Ciência e Participação Popular, realizado pelo núcleo do Cebes em Pernambuco e universidades.
“A versão pernambucana do Projeto Saúde, Ciência e Participação Popular foi uma ação de formação política em três comunidades urbanas periféricas”, explica o enfermeiro Itamar Lages, diretor executivo do Cebes e professor da Universidade de Permanbuco (UPE). A atividade foi realizada como extensão universitária interinstitucional, envolvendo cursos de graduação em saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nos campi Recife e Vitória de Santo Antão, e os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFPE em Saúde Coletiva da UPE. O Centro Universitário Facol (Unifacol) também participou das atividades em Vitória de Santo Antão.
A médica sanitarista Bernadete Antunes, cofundadora do Cebes, explica que as atividades buscaram identificar as demandas de Saúde das comunidades, a partir dos territórios. “Trabalhamos a partir a partir de perguntas, com um metodologia que busca indentificar as necessidades das comunidades, na perspectiva de determinação social do processo Saúde-doença”, relata Bernadete, que coordenou o ação junto a movimentos sociais na Ilha do Chié. “No Chié, incorporamos o Plebiscito Popular, como espaço/momento de Participação da sociedade nas questões fundamentatais dos direitos sociais”.
Além do Chié, foram desenvolvidas atividades junto a movimentos sociais dos territórios de Jardim São Paulo, no Recife, e na Comunidade Alto do Reservatório, em Vitória de Santo Antão. A equipe executora, incluindo residentes e estudantes, passou por uma formação teórica, realizou nove encontros sobre direito à saúde e controle social, entre setembro de 2024 e agosto de 2025. Está em elaboração um livro com as experiências do projeto.
“As universidades facilitaram debates sobre o direito à saúde e os caminhos para a garantia de direitos junto a movimentos sociais que não foram criados com a pauta da saúde”, avalia a professora Vanessa Lima, coordenadora geral do projeto, destacando a riqueza do encontro para os estudantes, residentes e docentes. “O grupo da UFPE campus Recife trabalhou com o movimento social Praça do Cristo, que tem uma história belíssima de agregação popular em virtude de constantes alagamentos do canal da comunidade”, relata.
Saúde, Cidadania e Participação Popular
Itamar cita como inspiração o Projeto Saúde, Cidadania e Participação Popular, desenvolvido pelo Cebes e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Oficinas realizadas em 2024 em cinco estados, incluindo Pernambuco, buscaram aproximar das estruturas de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) movimentos e organizações da sociedade civil que estão na luta por Direitos Humanos, direitos das mulheres e de grupos politicamente minorizados.
Fundamentação teórica: Determinação Social e Direito à Saúde
“Nosso trabalho se referencia na discussão com a sociedade sobre o Direito à Saúde, considerando o conceito ampliado de Saúde, a determinação social do processo Saúde Doença e o SUS como espaço para garantia deste direito”, explica Bernadete. “As atividades buscaram fortalecer ressaltar importância da participção social na gestão do SUS”.
Reportagem: Cebes/Clara Fagundes














