Ceir orienta secretarias de saúde sobre marcação de consultas online
O novo procedimento facilita o acesso aos serviços de reabilitação desenvolvidos no Centro
A marcação de atendimento para o Ceir (Centro Integrado de Reabilitação), desde março de 2012, acontece através do sistema online do SUS (Sistema Único de Saúde). O novo procedimento facilita o acesso aos serviços de reabilitação desenvolvidos no Centro, já que os pacientes não precisam mais se deslocar até a sede do Ceir para agendar a consulta-triagem.
A mudança é uma determinação do Ministério da Saúde. Para reforçar as orientações sobre os novos procedimentos, o Ceir enviou ofício à todas as Secretarias Municipais de Saúde, informando o passo a passo para a marcação da triagem. As informações também estão disponíveis no site do Ceir .
A supervisora do SAME (Servilo de Arquivo Médico e Estatística) do Ceir, Bruna Lustosa, explica que, apesar de ser bem mais prático, a nova organização do serviço de marcação de consultas ainda não foi bem compreendida em alguns postos de saúde e secretarias municipais de saúde.
“Já recebemos pessoas encaminhadas de cidades distantes do interior do Piauí, que não precisavam ter vindo à sede para marcar consultas, além de recebermos pacientes que, também, não se encaixam no perfil dos atendimentos oferecidos pela instituição. É um transtorno para as famílias, que precisa ser evitado”, disse.
Bruna ressalta que, com a mudança, o acesso à reabilitação física do Ceir passa a ser através da marcação da triagem. Os pacientes de Teresina, por exemplo, só precisam procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência, já os pacientes do interior devem procurar a Secretaria de Saúde de seu município, para solicitar a marcação do primeiro atendimento no Ceir.
O sistema do SUS já vai fornecer o dia e a hora da primeira triagem, que é realizada por médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e assistente social.
Só devem ser encaminhadas para o Ceir pessoas com deficiência física e/ou motora para atendimentos de reabilitação física.
“Nós queremos sensibilizar as secretarias municipais de saúde para proporcionarem capacitações para os servidores que operam o sistema de marcação online do SUS. Não é justo que as pessoas com deficiência se desloquem do interior para Teresina e não sejam atendidas por que a marcação online foi feita de forma equivocada”, avisa Bruna.