Congresso da ALAMES prorroga prazo para envio de trabalhos
Prazo para envio das submissões é 15 de abril. Ideia é ampliar a participação e a diversidade de temas
Atendendo a solicitações de pesquisadores e pesquisadoras da América Latina, a organização do Congresso da Associação Latino-Americana de Medicina Social e Saúde Coletiva (ALAMES) prorrogou o prazo para submissão de trabalhos. A nova data limite é 15 de abril de 2025.
Com o tema “Por democracia, direitos sociais e saúde: retomando o caminho da determinação social e da soberania dos povos”, o congresso propõe uma reflexão crítica e coletiva sobre os desafios enfrentados pelos sistemas de saúde da região, diante das crescentes ameaças aos direitos humanos, à democracia e à justiça social. O evento será realizado de 4 e 9 de agosto de 2025, no campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), que representa a ALAMES no Brasil.
O evento reunirá profissionais, acadêmicos, militantes e estudantes comprometidos com a saúde coletiva e com a transformação social. A proposta é fortalecer os laços entre diferentes países latino-americanos, promovendo a articulação entre conhecimento, resistência e ação política.
As submissões devem contemplar pesquisas, relatos de experiência, análises críticas ou propostas teóricas alinhadas com os eixos temáticos do congresso, que incluem determinantes sociais da saúde, políticas públicas, povos originários, gênero, território, direitos humanos, entre outros.
Com a prorrogação, organizadores esperam ampliar a participação de diferentes setores e garantir que mais vozes se façam ouvir no evento, que será um espaço de encontro, intercâmbio e construção coletiva frente aos retrocessos sanitários, sociais e democráticos no continente.
As inscrições e o envio de trabalhos podem ser realizados diretamente no site oficial do Congresso da ALAMES: https://congresso.alames.org/
