Universidade Federal da Fronteira Sul realiza Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde

Congresso acontecerá de 29 a 31 de outubro, no campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul e tem apoio do Cebes

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizará, de 29 a 31 de outubro, o II Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde: práticas, saberes e sustentabilidade dos sistemas de saúde, no campus Chapecó, em Santa Catarina. O congresso promove um espaço acadêmico para reflexão, discussão e intercâmbio de conhecimentos técnico científicos entre estudantes, profissionais da saúde e áreas afins para construir e fortalecer princípios de justiça social e sustentabilidade das políticas públicas de saúde.

A programação do evento se organiza em cico eixos temáticos: Eixo 1 – Desinformação, informação e tradução do conhecimento em saúde; Eixo 2 – Políticas, gestão em saúde, saúde digital e tecnologias na saúde; Eixo 3 – Racionalidades médicas e práticas integrativas em saúde; Eixo 4 – Formação e práticas de cuidado em saúde; Eixo 5 Saúde, trabalho, ambiente e sustentabilidade. Participam da organização do II CIPSS os cursos de Enfermagem e Medicina da UFFS, a pós-graduação em Enfermagem e grupo de pesquisas em Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGENF/UFFS e PPGS/UFFS), o Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (LabECoS/UnB) e Escuela de Enfermería da Universidad de Misiones (UNaM).

A segunda edição marca a retomada do congresso, interrompido pela pandemia de covid-19. O I Congresso Internacional de Políticas Públicas em Saúde: Políticas públicas em defesa do Sistema Universal de Saúde foi realizado em dezembro de 2017 pela UFFS, Universidad de Misiones (UNaM), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS), com apoio da prefeitura de Chapecó-SC, Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), agências de fomento e de universidades.

O I Congresso Internacional de Políticas Públicas em Saúde resultou em publicação de livro, produzido pelo núcleo Chapecó do Cebes, com organização de Daniela Savi Geremia e Maria Eneida de Almeida, e apoio do Cebes e da Abrasco. Saiba mais e acesse a íntegra do livro.