Último dia para consulta pública Cobertura Universal de Saúde
Hoje é o último dia para participar da consulta pública no Brasil, aberta pela OPAS/OMS, sobre o documento Estratégia de Cobertura Universal de Saúde, aprovado em maio na 154ª Sessão do Comitê Executivo da OPAS. A consulta pública foi anunciada no site da OPAS no dia 08 de agosto deste ano.
O Cebes e a Alames fizeram um alerta sobre a Cobertura Universal de Saúde, pois consideram que esse tipo de modelo reduz o direito à saúde da população, e fortalece o setor privado e seu lucro na oferta de seguros e serviços de saúde. Para o Cebes, somente sistemas públicos e universais como o Sistema Único de Saúde (SUS) podem garantir saúde para todos e consolidar o direito social à saúde. Portanto, a Cobertura Universal de Saúde e o SUS são modelos incompatíveis para a construção coletiva de uma estratégia de saúde.
O processo de consulta pública acontecerá em todos os países da Região das Américas e, após a sistematização das contribuições, será pauta da 53ª Sessão do Conselho Diretivo da OPAS/OMS, que será realizada entre 29 de setembro a 3 de outubro de 2014.
Acesse aqui o documento Estratégia para Cobertura Universal de Saúde.
E aqui para participar da consulta pública.
Confira também aqui o posicionamento político do Cebes sobre a Cobertura Universal de Saúde.
Para mais informações ou dúvidas enviar e-mail para comunicacaoopasbrasil@paho.org