Curso da REDSACOL-ALAMES aborda Saúde Mental Coletiva e o Bem Viver na América Latina
Formação gratuita promovida pela REDSACOL-ALAMES propõe uma abordagem crítica, comunitária e descolonizadora da saúde mental, com inscrições abertas até 30 de janeiro de 2026.
Estão abertas, até o dia 30 de janeiro de 2026, as pré-inscrições para o V Curso Básico sobre Saúde Mental Coletiva e Bem Viver, iniciativa promovida pela REDSACOL-ALAMES — Red de Salud Colectiva, capítulo venezuelano da Asociación Latinoamericana de Medicina Social (ALAMES). O curso será realizado entre março e junho de 2026, com atividades distribuídas ao longo de seis meses.
A REDSACOL-ALAMES atua como um espaço estratégico de mediação entre os campos científico, político e econômico, articulando universidades, serviços de saúde, organizações da sociedade civil e institutos de pesquisa. Sua atuação é orientada por uma postura ética em defesa da vida, da equidade e do uso crítico da ciência e da tecnologia, contribuindo para a formação de uma nova cidadania e de trabalhadores e trabalhadoras da saúde comprometidos com os processos de transformação social e com a melhoria das condições de vida e saúde da população.
A proposta do curso parte da compreensão de que a Saúde Mental Coletiva e o Bem Viver integram um novo paradigma em construção na América Latina, ancorado na crítica ao modelo biomédico, manicomial, mercantilizado e colonial. A formação dialoga com referências da Medicina Social, Saúde Coletiva, Epidemiologia Crítica, cosmovisões indígenas ancestrais, pensamento complexo e perspectivas despatriarcalizadoras, buscando responder à atual crise civilizatória e aos impactos do neoliberalismo sobre a vida, os territórios e os povos.
O programa está organizado em três grandes eixos: os fundamentos teórico-conceituais da Saúde Mental Coletiva; a construção de novas compreensões sobre o sofrimento psíquico a partir de abordagens críticas; e a socialização de práticas alternativas desenvolvidas em diferentes países da região, com ênfase na educação popular e na pesquisa-ação participativa.
A metodologia combina conversatórios, leituras orientadas, encontros com facilitadores e atividades criativas, com envio de conteúdos quinzenais. Para participar, é necessário estar realizando — ou se comprometer a realizar — alguma atividade de saúde mental comunitária. Ao final, será concedido certificado por instituição acreditada, com avaliação baseada no acompanhamento dos facilitadores e na autoavaliação dos participantes.
A coordenação do curso é realizada por um coletivo latino-americano de educadoras e educadores com ampla trajetória na área da saúde coletiva e da saúde mental comunitária. Integram a equipe:
- José León Uzcátegui e Cira Contreras (Venezuela)
- Victoria Cáceres e Dariel Jara (Chile)
- César Castellanos e Wendy Alba (República Dominicana)
- Marcelo Gauto e Débora Gribov (Uruguai)
- Natalia González e Caro Acevedo (Argentina)
- Claudia Fernández (Paraguai)
- Guillerme Chervenski e Paulo Amarante (Brasil)
- Hugo Zambrano e Zulma Urrego (Colômbia)
- Víctor Lizama e Iván Carreño (México)
- Ángel Sánchez Romo (Peru)
- María Fernanda Andrade e Johanna Segredo (Equador)
- Sonia Paz (Bolívia)
- Mariola Xiloj e María Salazar (Guatemala)
O curso é gratuito, sem custo de inscrição, e integra os esforços da REDSACOL-ALAMES para fortalecer práticas de cuidado comprometidas com a justiça social, os direitos humanos e o bem viver dos povos da América Latina.
🔗 Formulário de pré-inscrição:
https://forms.gle/5ze1AG9tHRMiWNU3A
