O livro da psiquiatria: “Normalidade” encolhe cada vez mais

Difícil passar batido por um artigo como o que vai abaixo. Seria possível pensar: “Falta de sorte dos norte-americanos e da maneira como eles diagnosticam e tratam as doenças mentais”. Porém, não é assim.
Com suas certezas científicas calcadas em ideias pré-concebidas sem referência biológica palpável, eles ditam regras para o mundo deles e para boa parte do restante da humanidade também. Os diagnósticos adotados aqui nos Estados Unidos são seguidos de perto, ou ao pé da letra, no Brasil e aplicados, como aqui, em massa. Essa é a questão: como traçar políticas públicas para essas doenças uma vez que cada indivíduo precisa ser visto e tratado como indivíduo.

José Agenor: Com a sutileza de uma manada de elefantes

A celeuma sobre a presença de resíduos de agrotóxicos no suco de laranja brasileiro, colocado em dúvida pelas autoridades sanitárias dos Estados Unidos, é emblemática para a discussão sobre a contaminação de alimentos por esses produtos. A presença irregular de resíduos de agrotóxicos em produtos agrícolas destinados à exportação implica em prejuízo para o agricultor brasileiro, com a devolução ou destruição do produto pelo país importador.

A desigualdade no Brasil e no mundo

“A desigualdade brasileira está entre as dez mais altas do mundo, apesar de estar no piso das nossas séries históricas.” Assim começa Marcelo Cörtes Neri artigo no Valor sobre o tema..
A grande novidade no mundo é que a desigualdade diminuiu, graças sobretudo à sua diminuição em países como a China, a India e o Brasil, enquanto ela aumenta nos países do centro do capitalismo. A China e a India abrigam a metade dos pobres do mundo, então os efeitos da diminuição da pobreza nesses países é determinante para sua inédita diminuição em escala mundial.

Médicos e enfermeiros fazem ato em São Paulo em favor do SUS

São Paulo – O presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes, defendeu hoje (26) a necessidade de um fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em ato que ocorreu no Parque do Ibirapuera. Além de mais investimentos por meio da melhoria dos hospitais já existentes e ampliação das unidades, a categoria quer elevação do piso salarial.

Faça sua doação

Ajudar o Cebes, significa que você apoia a luta, fortalece a instituição e integra esse coletivo de luta por uma saúde que seja pública universal e gratuita com um Sistema Único de Saúde (SUS) para todos!

Doar