Debate da Rede Lomsodes: ‘A ofensiva neofascista no contexto latino-americano e seu impacto na saúde da população’
A Red Lomsodes, integrante da Asociación Latinoamericana de Medicina Social (ALAMES), promove no dia 11/12, às 19h, um novo debate sobre a ofensiva neofascista na América Latina e seus impactos na saúde dos povos. O encontro, realizado via Zoom, reunirá pesquisadores e lideranças sociais em torno de uma análise crítica da conjuntura política e sanitária da região.
Um dos destaques será a participação do sanitarista Alcides Miranda, integrante do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), que contribuirá com uma análise desde o contexto brasileiro, marcado por tensões democráticas, disputas em torno das políticas públicas e desafios estruturais para a consolidação do direito universal à saúde. Também apresentarão suas perspectivas a chilena Victoria Cáceres e o colombiano Manuel Rozental. A moderação ficará a cargo de José León Uzcátegui, da Venezuela.
Áreas Temáticas:
- Reflexões e Linhas de Ação para a Mobilização de Organizações e Movimentos Sociais, Vanguarda dos Processos Revolucionários;
- Análise da Situação Política e Sanitária na América Latina Diante da Ofensiva Neofascista;
- Processos Eleitorais: Retrocessos e Avanços em Países com Governos de Direita e Extrema-Direita na América Latina.
Após as exposições, o público poderá participar de uma sessão de perguntas e respostas. Com transmissão para diferentes fusos da América Latina, o encontro reforça o papel da Red Lomsodes como articuladora de debates estratégicos e como espaço de diálogo entre países que enfrentam, de formas distintas, ameaças democráticas e retrocessos sociais.
Serviço:
Quando? 11/12 às 19h
Onde? Zoom – link

