Dia Mundial do Meio Ambiente multiplica debates sobre a Rio+20

Hoje, às vésperas da conferência Rio+20, que reunirá uma centena de chefes de Estado e de Governo nos dias 20, 21 e 22 para discutir o rumo do desenvolvimento sustentável, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (5). A data, que este ano tem como slogan a pergunta “Economia Verde: Ela te inclui?”, multiplica os diálogos acerca dos preparativos e implicações da conferência e destaca, ao mundo, um Brasil empenhado em posicionar-se como um líder mundial nas questões ambientais.

No entanto, não há muito a ser destacado ou celebrado. Passados vinte anos da realização da Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), no Rio de Janeiro, mais uma cúpula das Nações Unidas se reúne para abordar o tema da questão ambiental. Isso, mesmo diante do fato de que os compromissos assumidos na Agenda 21, fixada em 1992, ainda estão por ser cumpridos.

Vários elementos diagnósticos se agravaram. A superação da crise financeira, que se iniciou em 2008 nos Estados Unidos, tem sido o foco das políticas dos países centrais do capitalismo, sem qualquer proposta de mudança dos seus padrões atuais de consumo, e nas quais as conquistas sociais de suas classes trabalhadoras são solapadas.

Frente a cenários ainda nublados, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) enxerga na Rio+20 uma oportunidade rara de travar essa discussão. No entanto, por não se perceber no horizonte uma oportunidade clara para a superação do modo capitalista de produção, mas apenas de sua transformação para um modo ‘capitalista verde’ de produção, persiste o pessimismo da razão.

Faça o download do Documento de Posição do Cebes, na íntegra, disponibilizado em português, espanhol e em inglês, abaixo.

Download do arquivo “Documento de Posição do Cebes – Rio+20 – Português”

Download do arquivo “Cebes Position Paper – Rio+20 – English”

Download do arquivo “Documento de Posición de Cebes – Rio+20 – Español”