Dilma pede comprometimento dos países durante a abertura da Rio+20. O planeta aguarda ações.

https://www.youtube.com/watch?v=WnvwkQWd-W8

 

Dilma Rousseff, eleita por consenso presidente da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável durante a plenária, afirmou, durante a inauguração do Pavilhão Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, a necessidade de que todos os países se comprometam na busca do desenvolvimento sustentável, que mescle preservação, construção e crescimento, com destaque para as nações desenvolvidas que enfrentam crises econômicas.

“O Brasil terá de fazer propostas encarando o mundo, encarando o fato de que tem milhões e milhões de pessoas sem acesso às condições mínimas de vida. E hoje, por decorrência da crise internacional, nos países desenvolvidos, tem milhões e milhões de pessoas perdendo seu direito, perdendo seu emprego. Nós vamos ter de ser capazes de fazer essa junção: a junção entre o econômico, entre o social e o ambiental. Entre nós, vamos crescer, incluir, proteger e conservar”.

A presidenta afirmou, ainda, ter esperanças de que sejam firmados objetivos importantes para o futuro das nações, e de que os compromissos firmados e assumidos voluntariamente sejam levados adiante, entendendo como principais aqueles relativos à sustentabilidade.

No que diz respeito ao texto firmado pela sessão plenária dos 191 países presentes e aprovado na madrugada de ontem (19/20), a presidenta rejeitou a noção de que liderança brasileira falhou no processo de sua negociação e disse que o documento é um avanço, tendo como referência a conferência do clima de 2009: “Em Copenhague, era impossível tirar um documento. Eu acredito que o documento da Rio+20 é uma vitória. É difícil construir um consenso entre 17 países. Estamos vendo isso na União Europeia (encontro do G-20 que fracassou ontem). Mas, nós estamos fazendo isso acontecer na Rio+20”, afirmou a presidenta.

Início da reunião de alto nível da Rio+20

Começou hoje (20) a reunião de mais alto nível da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Dilma Rousseff chegou ao Rio hoje para receber os primeiros-ministros e presidentes que participam do encontro onde será assinado o texto oficial da Conferêcia, após discussões que duram até sexta-feira.

De acordo com o texto, os Estados deverão reconhecer a saúde como indicador de sustentabilidade. O Cebes acompanhará toda a reunião oficial através da trasmissão da ONU: http://webtv.un.org/live-now/watch/rio20-plenary-meetings-see-schedule-for-more-details/1685917483001.

Veja a carta, na íntegra aqui.

 

Assista aqui mais vídeos relacionados abaixo:

Dilma afirma que Rio+20 não terá espaço para discutir fantasia

 

 

Cebes: Rio+20