Diretor do Cebes fala sobre o SUS na Câmara Municipal de Campinas

O diretor do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Nelson Rodrigues dos Santos, fará palestra hoje (25), às 15h, na Câmara Municipal de Campinas. O médico sanitarista e também colaborador do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa) falará sobre “Alternativas para o Sistema Única de Saúde (SUS). Além do âmbito nacional, o diretor tocará na ainda ameaça de privatização da saúde no município.

O evento é organizado pela Comissão Permanente de Política Social e Saúde da Câmara Municipal. O nome do Nelson Rodrigues dos Santos foi indicado pelo vereador Ângelo Barreto (PT), integrante da comissão. Segundo Barreto, o médico sanitarista foi lembrado por ser uma referência para discutir os rumos do SUS de forma crítica, principalmente com uma visão que prioriza quem utiliza o sistema. “É preciso debater com a sociedade as alternativas para o Sistema Único de Saúde e não apenas apresentar propostas que desagrada a população e são resolvidas dentro de ‘gabinetes’ sem consultar os usuários e trabalhadores”, disse o vereador.

A palestra ocorre num momento importante para saúde pública em Campinas. No dia 2 de março, pressionado pela mobilização popular, que reúne mais de 30 entidades, entre eles, o Núcleo do Cebes/Campinas, o prefeito Hélio de Oliveira Santos anunciou a retirada da pauta da Câmara do projeto de Lei 29/11, que possibilitava contratação de Organizações Sociais (OSs) nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte e lazer. Mas integrantes de diferentes instituições organizam outras manifestações. Isso porque o prefeito disse que irá apresentar nova proposta de terceirização de serviços.