Enfermeiro Itamar Lages, diretor do Cebes, recebe título de doutor honoris causa da UPE
Solenidade acontecerá nesta sexta-feira, 21/3, às 9h, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da UPE

O professor Itamar Lages, enfermeiro sanitarista e diretor-executivo do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), receberá título de doutor honoris causa pela Universidade de Pernambuco (UPE). A solenidade acontecerá nesta sexta-feira, 21/3, às 9h, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da UPE. Homem do SUS, Itamar tem quase quadro décadas dedicadas à defesa do direito à Saúde. No Cebes, pauta temas como a Reforma Psiquiátrica, Equidade e Atenção Primária à Saúde (APS).
“É um título que reconhece a trajetória de luta ética, política e científica em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade promovida pelo nosso sistema perverso e cruel. Itamar é expressão emblemática de todas as bandeiras que o Cebes tem carregado nestes 49 anos em defesa da saúde e da democracia. Itamar é Cebes, é Saúde e Democracia!”, parabeniza o psiquiatra Paulo Amarante, ex-presidente do Cebes e presidente honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme).
“Itamar abrilhanta o Cebes desde sua entrada como liderança do núcleo Pernambuco, com sua militância firme e generosa, suas intervenções precisas sempre em defesa da saúde coletiva, do bem estar físico e mental das pessoas. Trouxe espiritualidade aos momentos mais duros, fortalecendo vínculos de companheirismo, solidariedade e certeza do nosso lugar na história. Nosso Itamar é orgulho, firmeza de princípios e certeza de um futuro de mais saúde, mais direitos e mais democracia. Parabéns, querido companheiro”, celebra a vice-presidente do Cebes, Lenaura Lobato.
Nascido em Recife, em 1962, Itamar é técnico de Enfermagem (1983), enfermeiro (1991), especialista em Saúde Pública (1993) e mestre em Saúde Coletiva (2002), lecionando na UPE desde 1994. Para a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG/UPE), “o título é um reconhecimento da história profissional e de vida do professor Itamar Lages, enaltecendo seus méritos pela construção de um pensamento teórico e crítico e também pelo ativismo pulsante na produção intelectual, na pesquisa e na observação em trabalho de campo e em vivências sociais”.









