‘Estamos virando exterminadores do futuro’, diz Marina
O Estado de S. Paulo – 12/06/2012
Em palestra na TEDxRio+20, ex-ministra do Meio Ambiente afirma que “vivemos uma doença chamada mal do excesso”
A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva fez ontem um discurso engajado, alertando sobre os perigos do consumo excessivo e convocando as pessoas a realizarem ações efetivas para salvar o planeta, durante sua apresentação no TEDxRio+20, no Forte de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.
A ex-senadora também disse que “estamos vivendo uma doença chamada o mal do excesso” e afirmou que as crises e decisões políticas e econômicas recentes, aliadas ao nosso modo de vida atual, estão “nos transformando em verdadeiros exterminadores do futuro”.
O TEDxRIO+20 – versão da série de palestras mundiais de 18 minutos proferidas por experts de diversas áreas – marcou o início do Humanidade 2012, um dos eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
Ontem, especialistas convidados apresentaram diversas ideias criativas para contribuir com a preservação do planeta, mostrando fontes alternativas de energia e algumas experiências bem-sucedidas em áreas como saúde, arquitetura e meio ambiente.
Entre os palestrantes estava o artista plástico Vik Muniz, que participou do documentário indicado ao Oscar Lixo Extraordinário, sobre os catadores de lixo do Aterro de Jardim Gramacho, o maior lixão da América Latina, que foi desativado neste mês, no Rio.
Eventos do dia. A programação de hoje inclui palestras do ambientalista Jean-Michel Cousteau, filho do explorador Jacques Cousteau; do biólogo suíço Colomban de Vargas; do repórter do New York Times Jim Robbins; da ativista indiana Kiran Bedi; e da canadense Severn Suzuki, que, aos 12 anos proferiu um discurso histórico durante a Eco-92 e ficou conhecida como “a menina que calou o mundo”.
O evento TEDxRio+20 pode ser acompanhado ao vivo pelo site tedxrio20.com.